Temos visto a
manifestação da mente natural - a mente carnal - em dois de seus modos:
paganismo e papado. Mas há outra que é moderna. Há uma que surgiu na atualidade,
outro ardil em que o autor da mente carnal está representado, e pelo qual
enganará muitas pessoas, se elas não tiverem a mente que é de Cristo. Ora, de
quem é a mente carnal? [Congregação: "De Satanás."] Em que coisa a
mente carnal pensa? [Congregação: "No eu."] Em Satanás está o eu; em
nós está o eu. Temos visto como no paganismo aberto, audaz, paganismo nu, é
colocado aquilo [eu] no lugar de Deus, igual a Deus, na imortalidade da alma.
Então temos descoberto como quando o cristianismo entrou no mundo, essa mesma
mente carnal levantou uma contrafação daquilo e revestiu-se - a mesma mente
carnal - com uma forma de cristianismo, e chamou-a de justificação pela fé,
quando era tudo justificação pelas obras, - a mesma mente carnal. Isso é o
papado, o mistério da iniquidade.
Agora há outro
desenvolvimento na obra de Satanás nos últimos dias, separar-se do paganismo
como é em si mesmo, e separar-se do papado como este é em si mesmo, e como tem
sido manifestado até agora. Isto é assim? [Congregação: "Sim."] Em
que forma vem aquilo? De que modo Satanás trabalha nos últimos dias?
[Congregação: "Espiritualismo".] Sim; e isso exaltará o eu. Mas o
espiritismo trabalhará sempre no nome de Satanás? [Congregação:
"Não."] Quanto mais perto chegarmos da segunda vinda do Salvador,
mais completamente o espiritualismo estará professando Cristo. Quem é que vem
antes que Jesus venha, muitos deles? [Congregação: "Falsos Cristos."]
Haverá muitos vindo e dizendo, "Eu sou Cristo;" e finalmente o
próprio Satanás vem - como Satanás? [Congregação: "Não; como
Cristo."] Ele vem como Cristo; é recebido como Cristo. Então o povo de
Deus deve estar tão bem familiarizado com o Salvador que nenhuma profissão do
nome de Cristo será recebida ou aceita que não seja a verdadeira, a coisa genuína.
Mas quando o falso cristianismo estiver se apresentando ao mundo, quando toda
espécie de falso Cristo aparecer, então somente como uma pessoa pode estar
segura? Como se saberá que aquilo é falso? Somente por Aquele que é verdadeiro;
somente tendo Sua própria mente.
Agora quero ler-vos uma
expressão dessa última fase da mente carnal. Temos lido as outras duas; lemos a
pagã e a papal. Agora quando lermos esta última, então teremos todas as três
fases; teremos diante de nós o dragão, a besta e o falso profeta. E então não
haverá qualquer sombra ou desculpa para nenhum de nós depois daquilo, de tomar
qualquer posição senão aquela que é abertamente ela mesma somente a mente de
Jesus Cristo e a justiça de Deus de acordo com Sua ideia de justiça. Haverá
alguma desculpa? Nenhuma desculpa. Quando vermos diante de nós a expressão
direta do falso caminho em todas as três de suas formas, então, embora não
estejamos habilitados a compreender ou ver a outra, conheceremos aquilo bem o
bastante para não nos meter com aquilo, e tomaremos a outra quer a vejamos ou
não. Não preferiríamos aceitar o Senhor, que não vemos, do que o diabo, que
vemos? Qual preferiríeis? Eu preferiria tomar ao Senhor, com meus olhos fechados,
do que o diabo com meus olhos abertos.
Esta é uma publicação
mensal - eu vos direi o que é presentemente; mas lerei uma passagem ou duas de
início. Isso é uma disciplina para uma semana - um curso de treinamento para
cada dia da semana.
"Que quinta-feira
seja o dia para declarar sua fé."
Vede o que é fé [de acordo
com a publicação].
"Diga, 'Creio que
Deus está agora trabalhando comigo e através de mim e por mim e em meu favor;'
diga-o com plena certeza, pois é verdadeiro.
"Na sexta-feira
seja corajoso e forte e poderoso; vença todos os obstáculos pela sua palavra;
diga, 'Posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece;' diga
isso com toda força de seu ser, e lhe digo que pode fazer mesmo qualquer coisa
que quiser fazer, mesmo a operação de milagres."
Ora, isso é uma mentira;
para que todos possais ver que aquilo é uma mentira, leio a disciplina de
quarta-feira:
"Na quarta-feira
utilize as afirmações; não somente as afirmações da ciência, mas afirme todas
as boas coisas em você mesmo."
[Voz da congregação: "Isso prova que é
uma mentira."]
Não diz que Deus está
operando em mim, e por mim, e em meu favor, e através de mim? Quando formos a
Jesus e tivermos Sua justiça e Sua bondade, então não podemos afirmar que nós
somos bons? Quereis admitir isso? Quereis? [Voz: "Sim, senhor."]
Desejais? [Voz: "Sim, senhor."] Tudo certo. Isto não é tudo. Leio
mais:
"Afirme todas as
boas coisas de si mesmo. Gabe-se que é tão bom e amável, e que é
tão honesto em suas intenções de servir o bem; louve-se que é tão firme
nessas mesmas intenções; elogie-se porque é tão forte e saudável."
Sim; talvez louvai-vos
porque viveis tão estritamente a reforma da saúde, tal que tendes boa saúde.
Tendes feito isso; gabai-vos por isso?
"Elogie-se porque
tem sempre uma disposição generosa tão agradável."
Podeis fazer isso,
podeis? [Congregação: "Não."] Nem quando vossos pecados são
perdoados, e estais livres de todas aquelas coisas pelo poder de Cristo? Não
podeis louvar-vos então por vossa disposição caridosa agradável, por
serdes tão bons? [Congregação: "Não, senhor."] Mas leio mais:
"Louve-se porque
vê somente o bem em todos e em tudo em todo o mundo. Gabe-se por toda
boa coisa que vê em si mesmo, por cada coisa boa que quer ver em
si mesmo... Deve louvar pela boa característica que está ali para fortalecê-lo,
e louvar pelo bom traço que parece faltar para compeli-lo a aparecer, pois sabe
que o fruto de seus lábios serão criados para si."
Ora, isso é o que é
chamado "Ciência Cristã." Podeis ler o título (levantando o livro).
Um irmão me passou uma cópia disto outro dia. O título é "Ciência
Cristã," e na capa há uma citação da Escritura: "Minhas palavras não
passarão." Ora, irmãos, não é tempo de começarmos a crer na Bíblia e nos
"Testemunhos"? Não é tempo de termos a mente de Jesus Cristo?
[Congregação: "Amém."] A mente que confessar que isso do Testemunho é
assim, que tem incomodado tantos dos irmãos toda vez que tem sido lido. Agora
leiamos aquilo novamente, e vedes se direis que assim é, quer creiais ou não.
É tempo. Testimonies nº 31, p. 44: -
"Estais em
Cristo? Não, se não vos reconhecerdes pecadores errantes, desajudados,
condenados."
Não estais em Cristo, a
não ser que vos reconheçais aquilo. Ora, é assim? [Congregação:
"Sim."] Estais desejosos de permanecer assim agora, quer
entendais como assim é ou não? [Congregação: "Sim."]
Apegar-vos-eis a isso diante do paganismo, do papado e do espiritismo, em todas
as suas fases? Então quero saber por que no mundo não é tempo para vós e para
mim ter uma mente que não dirá "Amém" a qualquer de tal matéria como
essa que li dessa coisa como a Ciência Anti-cristã? Leio novamente do Testimonies:
-
"Estais vós em
Cristo? Não, se não vos reconhecerdes pecadores errantes, desajudados e
condenados. Não, se estais exaltando e glorificando o eu."
Então, embora essas
pessoas citem as palavras de Cristo, é tudo contrafação. Sabeis que o Volume IV
de Testimonies nos diz que quando o próprio Satanás vier com as
graciosas palavras que o Salvador declarou, ele as falará com muito do mesmo
tom, e as impingirá aos que não têm a mente de Cristo. Irmãos, não há salvação
para nós, não há nenhuma segurança para nós, não há nenhum remédio para nós em
absoluto, se não tivermos a mente de Cristo.
E isso passa também
através de todas as nossas obras. Não é simplesmente para o ministro. É para
todos. Não vos lembrais que outro dia na palestra que o Dr. Kellog nos deu
sobre a obra médica missionária, como que ele viu, e tem visto por longo tempo,
a falta no sistema de medicina, para alcançar e acalmar a mente? Não vos
lembrais que ele nos disse que ele percebeu essa falta em toda prática médica?
Ele descobriu na prática deles todo caminho através do qual havia um defeito
nos sistemas médicos, e que nada havia que alcançasse e aliviasse a mente e a
desligasse da alma doentia, para que o corpo pudesse prosseguir e ficar bom
pelo tratamento que os médicos dessem.
Irmãos, não tem Cristo
suprido exatamente essa falta que há em todos os sistema médicos, em Seu
próprio sistema médico que Ele nos tem dado pelo Seu próprio Espírito? A mente
de Cristo, para a enfermeira, para o médico, para levar ao aflito, ao doente,
ao sofredor, ao moribundo, e erguer a mente do sofredor a Jesus Cristo, e ter
Sua mente, afastando-a do eu. Então o paciente estando em repouso, o médico
pode prosseguir e medicar o corpo, que ficará bom, enquanto o paciente está
desfrutando das bênçãos e da paz de Jesus Cristo e da mente que Ele dá. Não
vedes como isso passa por toda vossa obra, e é a única coisa em qualquer lugar?
Essa parte não é nova para o médico também. Mas como ele nos estava falando
sobre o defeito dos sistemas médicos, quero que vejais que a mente de Cristo
suprirá o defeito. Leio do Testemunho: -
"Não estais em
Cristo, se estiverdes exaltando e glorificando o eu."
Agora notai: -
"Se há qualquer
bem em vós, é completamente atribuível à misericórdia de um compassivo
Salvador."
Agora notai isto: -
"Vosso
nascimento, vossa reputação, vossa riqueza, vossos talentos, vossas virtudes,
vossa piedade, vossa filantropia, ou algo mais em vós ou ligado
convosco, não formará um elo de união entre vossa alma e Cristo."
Ora, isto é assim?
[Congregação: "Sim."] Pastor Underwood: "Por favor, leia isso
novamente."
"Vosso
nascimento, vossa reputação, vossa riqueza, vossos talentos, vossas virtudes,
vossa piedade, vossa filantropia, ou algo mais em vós ou ligado convosco, não
formará um elo de união entre vossa alma e Cristo."
"Vossa ligação
com a igreja, o modo como os irmãos vos consideram, não será de nenhum valor, a
não ser que creais em Cristo."
Agora notai esta ênfase:
-
"Não é
suficiente crer sobre Ele; mas deveis crer nEle." "Em
Cristo". O que isso significa?
"Deveis confiar
inteiramente em Sua graça salvadora."
Isto é cristianismo. Essa é a mente de Cristo. Não há nenhum satanismo
acerca disso tudo; e isso não pode entrar lá também. Por que, vós o achareis
também em Caminho a Cristo. Não declarado exatamente assim. Lerei
uma passagem ou duas de Caminho a Cristo, começando na página 67 e
lendo até a página 71:
"A condição de
vida eterna é agora exatamente a que sempre foi, - a mesma que foi no Paraíso
antes da queda de nossos primeiros pais, - perfeita obediência à lei de Deus,
perfeita justiça."
E se vós e eu não
tivermos aquilo, nunca teremos a vida eterna. Não a poderemos ter agora ou em
qualquer outro tempo. Se vós e eu não tivermos "perfeita obediência à lei
de Deus", desde a primeira respiração até a última, então a vida eterna
não nos pertence. Mas tão certamente quanto vós e eu tivermos "perfeita
obediência à lei de Deus", então a vida eterna é nossa naquele mesmo
momento. Mas aquela "perfeita obediência" deve atingir, digo, desde
a primeira respiração até a última, agora, nesta noite, e deve ser até a
última que jamais respiramos, mesmo que seja em dez mil anos a partir
de agora, nas profundezas da eternidade. Não estou perguntando se entendeis
isto, irmãos, crede-o e entendereis. "Bem, isto não contradiz algo que ele
estava pregando antes?" Isto não contradiz o que estive pregando; é o que
estive pregando o tempo todo, e o que qualquer outra pessoa prega, quando prega
o evangelho.
"A condição de
vida eterna é agora exatamente a que sempre foi, - a mesma que foi no Paraíso
antes da queda de nossos primeiros pais, - perfeita obediência à lei de Deus,
perfeita justiça. Se a vida eterna fosse outorgada em qualquer outra condição a
menos que essa, então a felicidade do universo inteiro seria colocada em perigo...Não
temos justiça nossa própria com a qual satisfazer os reclamos da lei de
Deus."
Isso é assim. Então como
no mundo jamais teremos a vida eterna? [Congregação: "Através de
Cristo."] Ah! "O dom de Deus é a vida eterna, através de Cristo
Jesus nosso Senhor." Mas teremos de conseguir ter "perfeita
justiça" antes que possamos ter aquele dom, não é? Oh então, justamente
como o Senhor, Ele vem e diz, "Aqui, em Cristo, está a perfeita
justiça; aqui está a perfeita obediência à lei de Deus, desde o nascimento até
a sepultura; vós tomais isto e isto satisfará completamente a condição em que
somente qualquer pessoa pode ter a vida eterna."
Tudo certo. Não estais
contentes com isto? [Congregação: "Sim."] Estou tão feliz por isto,
que não sei o que fazer mais, a não ser ficar contente. Oh, Ele quer que eu
tenha a vida eterna. Não tenho nada para merecê-la; não tenho nada que satisfaça
a condição na qual somente ela pode ser outorgada. Tudo que tenho arruinaria o
universo se Deus fosse me outorgar a vida eterna por isso. Bem, Ele não pode
fazer isso; mas Deus quer que eu tenha a vida eterna; Ele quer que eu a tenha,
tanto assim que Ele morreu para que eu pudesse tê-la. [Congregação:
"Amém."] E oh, então de novo digo, é mesmo como Deus, que é amor,
como Ele é, Ele vem e diz, "Aqui, em Cristo, está a perfeita obediência
desde a primeira respiração até a última, e vós O tomais e a Sua justiça, e então
obtivestes a condição." Bom! Bom! Sim, senhor.
"Não temos
justiça de nós mesmos com a qual satisfazer os reclamos da lei de Deus. Mas
Cristo obteve um caminho de escape para nós."
Graças ao Senhor!
"JESUS viveu na
terra em meio das provações e tentações tais como temos de enfrentar. Ele viveu
uma vida sem pecado, Ele morreu por nós, e agora Ele oferece para tomar nossos
pecados e dar-nos Sua justiça."
Que transação! Que
troca! Irmãos, não é terrível que os homens hesitem tanto e demorem-se e se
retardem ante que entreguem tudo e façam essa abençoada transação? Não é
horrível?
"Se vos entregardes
a Ele, e O aceitardes como vosso Salvador, então, pecaminosa quanto vossa
vida possa ter sido, por causa dEle vós sois considerados justos. O caráter
de Cristo fica em lugar de vosso caráter, e sois aceitos diante
de Deus exatamente como se nunca tivésseis pecado."
Sim senhor, vós e eu,
quando fizermos isso, vós e eu permaneceremos diante de Deus, justamente como
se nunca tivéssemos cometido um pecado neste mundo - exatamente como se
tivéssemos sido anjos todo o tempo. Irmãos, Deus é bom! Ele é bom! Oh, nosso
Salvador é um maravilhoso Salvador! Ele é bom! Oh, nosso Salvador é um
maravilhoso Salvador! [Congregação: "Amém."] Irmãos, isto assim é.
Deixai que Ele tenha Seu próprio modo de fazer as coisas.
"Mais do que
isto" - poderia haver algo mais, pensai? Por que o Senhor diz assim: -"Mais
do que isto, Cristo muda o coração, Ele habita em vosso coração pela fé."
Essa é a bênção disso.
Que bem faria a vida eterna para mim com tal coração. Não, não para aí; Ele
muda o coração.
"Deveis manter
essa ligação com Cristo pela fé e pela contínua entrega de
vossa vontade a Ele;" -
Este é o pensamento que
tivemos a noite passada; é a mesma lição.
"E enquanto
fazeis isso, Ele operará em vós o querer e o fazer de acordo com Sua vontade.
Assim podeis dizer," -
Podeis dizer, Deus
tem-nos dado permissão para dizer, Ele tem-nos dito que podemos dizer: -
"'A vida que
agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, que me amou, e deu-Se por
mim.' Assim disse Jesus a Seus discípulos, 'Não sois vós que falais, mas o
Espírito de vosso Pai quem fala.' Então, com Cristo habitando em vós,
manifestareis o mesmo espírito e fareis as mesmas obras, -"
Não podeis fazer de
outro modo. Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Ele é o mesmo aqui em
nossa carne agora, como Ele foi quando Ele esteve aqui antes na carne.
"Obras de justiça,
obediência .Assim, nada temos em nós mesmos do que nos gabar."
Graças ao Senhor. Não
comeceis a elogiar-vos e a jactar-vos, e dizer, "Sou rico agora, e
aumentado em bens; agora sou sábio; agora estou todo certo." Não. Não é a
pessoa que diz isso, num tempo como este, não é ela a pior criatura do
universo? Como poderia ela ser pior? Quando ela estava
inteiramente perdida, desajudada e arruinada, e ela o confessou e assim o
disse, e então o Senhor tem tal maravilhosa compaixão que lhe dá tudo que Ele
tem no universo, e então aquele homem levanta-se e começa a gabar-se de quão
bom e quão grande é; que maior censura poderia ele possivelmente colocar sobre
a bondade do Senhor? Não senhor. "Que aquele que se gloria, glorie-se
no Senhor." [Congregação: "Amém!"] Façamos isto então.
"Assim nada
temos em nós mesmos do que nos jactar. Não temos lugar para exaltação própria."
O homem que toma Jesus
como Ele é, será sempre humilde. Torna o homem humilde tomar a Cristo pela fé.
Mas se ele não O toma pela fé, mas se O merece, de certo tem algo para
jactar-se.
"Nosso único
motivo para esperança está na justiça de Cristo a nós imputada e em…"
No que agora, supondes?
"Nossa única
razão de esperança está na justiça de Cristo imputada para nós, e naquilo
talhado pelo Seu Espírito operando em nós e através de nós."
Nosso único motivo para
esperança está na justiça de Cristo a nós imputada, e nesta justiça talhada em
nós pelo Espírito Santo nas obras que fazemos. Então o próximo parágrafo é
aquele sobre a crença satânica e o que é a fé genuína, que estudamos nas lições
anteriores. É tudo um assunto.
Agora então, na página
71:
"Quanto mais perto
chegardes de Jesus, mais faltosos aparecereis aos vossos próprios olhos; pois
vossa visão será mais clara e vossas imperfeições serão vistas em amplo e
distinto contraste com a perfeita natureza de Jesus. Esta é a evidência que os
enganos de Satanás perderam seu poder."
Qual é a condição então
daquele homem que começa a imaginar-se muito bom? E se vangloria? A
ilusão de Satanás está sobre ele. Mesmo que tenha vivido com o Senhor quinze ou
vinte anos, se começa agora a pensar que é bastante bom - qual é a condição
desse homem? - Ele está enganado por Satanás. Está sob as ilusões satânicas.
Isso é tudo. Houve um homem que viveu com Cristo durante 30 anos. Quando ele
começou, nos primeiros anos de sua vida com Cristo, ele disse, "Estou
crucificado com Cristo; e não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a
vida que agora vivo na carne eu a vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e a
Si mesmo Se deu por mim." E depois de 30 anos, próximo do fim de sua
vida, ele diz isto: "Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação, que
Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu" era
o chefe? [Congregação: "Sou o chefe."] Oh, não. Quando ele era
Saulo de Tarso, perseguindo os santos, então ele era o chefe dos
pecadores. [Congregação: "Não". 'Sou o chefe."] Amém.
Exatamente.
"Cristo Jesus
veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal."
- Quando? [Congregação: "Agora."] Quando ele viveu 30 anos com Jesus
Cristo? - [Congregação: "Sim".] Sim. "Sou o chefe". Oh,
Paulo tinha tal visão do Senhor Jesus, de Sua santidade, de Sua perfeita
pureza, que quando ele olhou para si mesmo, considerou a si mesmo, como
separado de Cristo, ele era o pior de todos os homens. Isto é
cristianismo. Esta é a mente de Cristo. A outra é a mente de Satanás.
Assim então:
"Esta é a
evidência de que os enganos de Satanás perderam seu poder; que a vivificadora
influência do Espírito de Deus está vos erguendo. Nenhum profundo amor por
Jesus pode habitar no coração que não reconhece sua própria pecamonisidade. A
alma que é transformada pela graça de Cristo, admirará Seu divino caráter; mas
se não percebermos nossa própria deformidade moral, é evidência inconfundível
que não temos tido uma visão da beleza e excelência de Cristo. Quanto menos
vermos para estimarmos a nós mesmos, mais veremos para estimar na infinita
pureza e amabilidade de nosso Salvador."
Isto é cristianismo,
irmãos. Agora estudemos a Bíblia pelo que ela diz exatamente. Que dizeis?
Irmãos, estamos numa posição temerosa aqui nesta conferência, nesta reunião. É
simplesmente horrível. Eu disse isso antes, mas o reconheço nesta noite mais do
que então o fiz. Não a posso evitar, irmãos. Não a posso ajudar. Estamos aqui
numa pavorosa posição. Nenhuma alma dentre nós jamais pode sonhar que terríveis
resultados pairam sobre os dias que passam aqui. [Pastor Olsen: "Isso é
assim."] Assim é. Irmãos, enquanto os dias prosseguem, está nossa
seriedade em buscar a Deus se aprofundando? Está? Está? Ou em vez disso está se
acalmando?
As primeiras lições,
quando aqui começamos, estavam frescas; eram novas; elas trouxeram a verdade em
linhas fortes, claras, positivas para que pudéssemos ver, e tiveram um efeito.
Corações foram tocados, como diz a Escritura, "como as árvores do
bosque são movidas pelo vento."
Mas, irmãos, a brisa se
acalmou? Como está agora? Se nossas impressões, nosso senso de necessidade,
nosso fervor não é achado mais profundo, irmãos, conforme estas reuniões
prosseguem, então há algo que interessa a cada um de nós. Não estou falando
sobre nós como uma classe inteira, meramente de um modo geral; o único modo
pelo qual podemos conseguir é cada um individualmente por si mesmo; se não
estou fazendo isso, se vós não estais fazendo aquilo, há algo errado.
Agora, irmãos, outro
pensamento. Fomos obrigados, pelo Espírito de Deus, fomos obrigados a olhar
para as obras da mente carnal, e o que ela fará pelo homem, e como ela o
enganou de todo modo, - paganismo, papado, e a imagem do papado. O dragão, a
besta e o falso profeta - nós os vimos, e o Senhor pretende uma lição nisso para
nós. Agora que vimos aquilo, irmãos, apenas recebamos cada um de nós aquilo que
Deus tem para dar. [Congregação: "Amém!"] Que o exame do coração
prossiga, e a confissão do pecado. Não nos disse Jesus, "Sê, portanto,
zeloso e arrepende-te"? "Sede zelosos, portanto, e
arrependei-vos." Portanto: por esta razão; por aquelas razões.
Vejamos o que Jesus disse antes disso.
"Eu sei as tuas
obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente!
Assim, porque és morno,
e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca.
Como dizes: Rico sou e
estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e
miserável, e pobre, e cego, e nu.
Aconselho-te que de Mim
compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para
que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos
com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a
todos quantos amo: sê, portanto, zeloso, e arrepende-te." Apocalipse 3:15-19.
Quanto cobre esse "portanto"?
Tudo. [Congregação: "Sim, senhor."] A primeira coisa que Cristo diz
é, "Eu sei as tuas obras", e a última, "Sê, portanto,
zeloso e arrepende-te." Estais prontos para arrepender-vos de vossas obras
agora? Estais? Estais prontos para admitir que vossas obras que tendes feito,
não são tão boas como Jesus tê-las-ia feito se Ele próprio estivesse aqui e as
tivesse realizado em vosso lugar? [Voz: "Sim, mil vezes."] Bom. Quão
bem nos farão essas obras? São elas perfeitas? São elas obras justas? "Tudo
que não é de fé, é pecado." Há ou tem havido qualquer obra acerca de vós
que não tenha sido de fé? que tenha havido o eu nelas?
Não vos esqueçais
daquelas vestes que devemos comprar, - aquela vestimenta "tecida nos
teares do céu, sem nenhum fio de invenção humana" nela. Então, se
vós e eu tivermos ressaltado um único fio de nossa invenção nesta vida que
temos professado estar vivendo em Cristo, temos deteriorado a vestimenta.
Irmãos, supondes vós e eu que temos sido nestes quinze ou vinte anos tão
absolutamente perfeitos que nunca colocamos um fio de invenção humana em nosso
caráter por nossos feitos? [Congregação: "Não."] Então podemos nos
arrepender disso, não podemos? [Congregação: "Sim."] Simplesmente
chamo atenção para isto, para esta parte esta noite.
E agora para os poucos
minutos que restam, leiamos umas poucas passagens da Escritura. Isaías 59:6.
Que capítulo antecede o 59? [Congregação: "O 58".] Onde o capítulo 58
se aplica? [Congregação: "Exatamente agora."] Bem, então o capítulo
59 se aplica há 700 anos antes de Cristo, ou agora? [Congregação: "Se
aplica para agora."]
"As suas teias
não prestam para vestes, nem se poderão cobrir com as suas obras; e as suas
obras são obras de iniquidade; e obra de violência há nas suas mãos."
Então, o que aquele povo
estava tentando fazer? Que estava aquele povo tentando fazer com suas obras?
[Congregação: "Cobrir-se com suas obras."] Quando Deus diz,
"eles não se cobrirão com suas obras", isso mostra que estavam
tentando cobrir-se com suas obras. Ora, diz Deus a verdade? [Congregação:
"Sim."] Então quando Jesus diz a vós e a mim que estamos tentando nos
cobrir com nossas obras, então não diz Deus que realmente temos estado -
seja o que for que professamos - confiando na justiça ou na justificação pelas
obras? [Congregação: "Sim."] Então, não é isto o que a mensagem
laodiceana diz: "Conheço as tuas obras."? E o que nossas obras
fizeram para nós? Tornaram-nos miseráveis, desgraçados, pobres, cegos e nus.
Que deseja Jesus que tenhamos? "Vestes brancas, para que te possas
cobrir, para que a vergonha de tua nudez não apareça."
Qual é nossa condição?
Sabeis bem o bastante que nossos esforços para aquilo não realizaram muito.
Todos têm tentado fazer seu melhor - sabeis por vós mesmos que foi a coisa mais
desencorajadora que jamais tentastes fazer neste mundo. Sabeis que realmente
sentastes e chorastes porque não pudestes fazer bem o bastante para
arriscar-vos a ir a julgamento. [Voz: "Não pudemos fazer bem o suficiente
para satisfazer-nos."] Não; nós mesmos éramos capazes de ver nossa nudez
quanto tentamos nosso melhor para cobrir-nos. Sabeis que isto é assim. Agora,
irmãos, o Senhor disse assim, não disse? [Congregação: "Sim,
senhor."] Não é tempo de dizermos, "Senhor, é isto mesmo?" Cito:
"Não se cobrirão com suas obras; suas obras são obras de iniquidade, e
o ato de violência está em suas mãos."
Ora, o Senhor quer que
sejamos cobertos; Ele deseja que sejamos cobertos para que a vergonha de nossa
nudez não apareça. Ele quer que tenhamos Sua perfeita justiça de acordo com Sua
própria ideia perfeita de justiça. Ele quer que tenhamos aquele caráter que
suportará o teste do julgamento sem um impedimento, ou uma questão, ou uma
dúvida. Aceitemo-lo da parte dEle como um dom gratuito
abençoado que é.
Agora, irmãos, na
próxima lição, meu pensamento é agora que entraremos diretamente sem rodeios na
Escritura, exatamente o que ela diz para vós e a mim, quando como podemos ter a
Jesus Cristo e toda Sua justiça e tudo o que Ele tem, sem uma partícula de
desconto. Que dizeis? [Congregação: "Amém."]
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