PARÁBOLA
DAS DEZ VIRGENS
“1
Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas
lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas
lâmpadas se apagam.
9
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a
vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas
entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de
vir.” Mateus 25:1-13:
Mateus
neste texto nos relata a Parábola das 10 virgens. As virgens representam todos
os crentes. O que significa que, na igreja, há dois tipos de crentes: O Prudente
e o louco; o vencedor e o derrotado. E o que diferencia o Prudente e Vencedor,
nesta parábola? É que, além da lâmpada, ele tem a lâmpada cheia de azeite
(cheia do Espirito Santo). O louco e derrotado, não é cheio do Espírito Santo O
outro aspecto que precisa ficar claro é que a ênfase da parábola à luz da
hermenêutica, (hermenêutica na Bíblia é a
arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam)
não é a salvação do indivíduo do inferno, mas o Reino do Senhor Jesus Cristo. Tanto
esta parábola como a dos talentos (também o capítulo de Mateus 25) falam acerca
do Reino de Deus. Atente bem para o que diz Mateus no primeiro verso “Então o
reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas,
saíram ao encontro do esposo.”
Isto
posto, a partir de agora, vamos explicar o significado de alguns termos desta
parábola:
1-
As Noivas - representam os crentes;
2-O
Noivo, representa o Senhor Jesus Cristo.
3-
As Virgens - o termo não deve ser visto literalmente. Todos os crentes
são vistos como Virgens diante de Deus
– separados para o deleite de Deus;
4-
O número 10 - Significa a plenitude da responsabilidade humana é
considerado o número da perfeição humana.
(Deus
criou o mundo com dez Atributos Divinos. São eles: Sabedoria, Entendimento,
Conhecimento, Bondade, Severidade, Harmonia, Perseverança, Esplendor, Apego e Realeza.
Assim, toda a criação é um reflexo desses dez atributos..) Por isso nós, os
homens, temos 10 dedos nós pés e nas mãos. Por isso os mandamentos que Deus deu
a Moisés são 10. Isso significa que essas 10 virgens englobam todos os crentes
de todas as épocas;
4-
Lâmpada - O que significa na Bíblia? "Lâmpada para os meus pés é a
tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Salmos 119:105). A lâmpada é a Palavra
de Deus. E é ela que dá ao homem o poder de "ver" o contexto no qual
está inserido.
A
verdade da Palavra de Deus liberta de todo engano de satanás, pois é apta para
"discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).Provérbios
20:27 diz que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor. Essas lâmpadas que
estavam com as virgens representam nosso espírito recriado. O nosso espírito é
como uma lâmpada que foi acesa diante de Deus.
O
texto diz que cinco das virgens eram loucas. Podemos dizer que elas eram
crentes, por alguns motivos:
A
Bíblia fala que elas eram todas virgens – isto nunca é colocado em dúvida, esta
não é a questão principal desta Parábola. A grande questão não é se as virgens
eram falsas ou verdadeiras, mas se eram loucas ou prudentes. Se fossem falsas,
o Senhor teria dito. Elas tinham luz em suas lâmpadas; isto significa que elas
nasceram de novo, tiveram seu espírito recriado na conversão. Por outro lado,
se essa lâmpada também significa obras, quer dizer que elas tinham obras,
testemunho diante de Deus; se a lâmpada significa a Palavra, quer dizer que
elas tinham a Palavra consigo. (Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a Tua
palavra e luz para os meus caminhos”).
Todas
elas foram encontrar-se com o noivo. Se elas não fossem crentes, elas nunca
iriam se encontrar com o noivo. O incrédulo não vai atrás de Cristo. É o Senhor
Jesus Cristo que toma a iniciativa de amor indo de encontro com o homem perdido
sem Deus.
No
verso 6 “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao
encontro.” se diz que ouviu-se um grito, que é a voz do arcanjo; é a voz da
sétima trombeta do Apocalipse. E quando este arcanjo tocar, então todos vão
ressuscitar. E todas elas ouviram a voz do arcanjo, o que significa que elas
eram crentes. As ovelhas reconhecem a Voz do Sublime Pastor!
Por
fim nos é dito que todas elas tinham óleo nas lâmpadas. O problema é que elas
não tinham azeite sobrando. O Azeite nas Sagradas Escrituras simboliza O
Espírito Santo.
Outra
diferença: se o Senhor não tivesse demorado, as virgens loucas teriam entrado
pela porta. O grande teste então foi o tempo. Há muitos crentes que vão bem na
sua jornada cristã, mas logo desistem, vão perecendo pelo caminho vão se
desviando.
O
azeite das virgens prudentes não é compartilhado com as virgens loucas, uma vez
que o relacionamento com Deus é pessoal e depende do nível de busca de cada um.
Este item não pode ser obtido no último minuto.
Existe
um tempo de espera onde a fé é provada. E só pode resistir a esse tempo quem
tiver "quantidade suficiente" para manter sua lâmpada acesa.
“Senhor,
Senhor” – No dia final, muitos dirão: "Senhor, Senhor, não profetizamos
nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demónios? E, em Teu nome, não
fizemos muitas maravilhas?" (Mateus 7:22). Mas a resposta será:
"Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de Mim" (Lucas
13:27).
O
cristão deve se manter sempre fiel à Palavra de Deus e sensível à influência do
Espírito Santo. Buscar um relacionamento estreito com O Senhor Jesus e
perseverar na espera pela sua volta.
Ainda
há outro aspecto que precisamos considerar com muita seriedade diante do
Senhor: quando o noivo chegou, as virgens loucas pediram azeite às prudentes
que disseram não, o que isto significa? Significa que cada um de nós deve ter a
medida da Unção individualmente. Se as loucas não fossem crentes, as prudentes
nunca poderiam ter negado do Espírito para elas. Elas disseram: vão comprar!
Ora, se a parábola estivesse falando de salvação, a salvação poderia então ser
comprada com obras por exemplo, ou está à venda?
Não;
a salvação é de graça (“pela Graça
sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós é dom de Deus”). Se as virgens
loucas eram descrentes, então as prudentes pecaram, porque não quiseram dar do
que tinham às outras. E A Bíblia não as repreende por isso. E no verso 13 o
Senhor nos manda vigiar, pois não sabemos o tempo e a hora. Descrente não
vigia, ele anda gozando a vida e seus prazeres regaladamente sem nenhuma
preocupação com o seu destino na era vindoura – agora aqueles que vigiam são os
crentes.
Agora
entendemos que todas 10 virgens são crentes e que há na Igreja os crentes loucos
e os crentes prudentes. O Prudente é aquele que edifica a sua vida em
segurança, sobre a Rocha – que pratica a Palavra, tem realidade e conteúdo
espiritual. Aquele que está em linha com a Palavra de Deus não pode ser
abalado.
E
qual foi a insensatez que estas virgens cometeram?
Reino
é tomado por esforço, e a Salvação é
pela Graça!
Elas
tinham apenas a lâmpada acesa – eram salvas da perdição do inferno -, mas não
tinham azeite sobrando (No contexto do
casamento, o azeite além se servir como alimento, também era usado como
combustível para manter as lâmpadas acesas. O Espírito Santo de Deus, é que
mantém no homem a presença de Deus ardendo como fogo (Zacarias 4:1-6).)–
não eram cheias do Espírito Santo. O azeite sobrando é a qualificação para
reinar com o Senhor Jesus. O azeite é algo de que temos que nos encher a cada
dia, pois vai se acabando, logo precisa ser cheio e renovado constantemente.
Quem é cheio do Espírito quer fazer algo na direção do Espírito Santo, é gente
comprometida, é séria e quer ver algo acontecendo, pois elas sabem que o Reino
é tomado por esforço, e a Salvação é
pela Graça. (Mateus 11:12 “Desde os dias de João Batista até agora o Reino
dos Céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”)
Porque
as virgens prudentes não atenderam ao pedido das virgens loucas e não lhes
deram azeite?
É
porque há coisas que ministramos e outras que damos. O verso 7 fala que as
virgens loucas, quando acordaram, queriam que as prudentes lhes dessem azeite.
Mas estas mandaram-nas comprá-lo. Comprar na Bíblia, é algo cheio de
significado. Na Bíblia há muitas coisas gratuitas – como a salvação -, mas há
outras coisas que temos que pagar um preço para tê-las.
Podemos
ministrar o batismo no Espírito Santo, mas não podemos encher ninguém do
Espírito Santo; cada um é responsável por encher-se e para isto o apóstolo
Paulo dá a receita em Efésios 5:18-20 “E não vos embriagueis com vinho, em que
há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e
hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso
coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso
Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” Como vemos,
este enchimento do Espírito Santo não é uma mera transferência de poder ou
capacitação para obras de Deus, com uma oração impondo as mãos sobre a cabeça
do indivíduo, empurrando, derrubando, soprando, lançando o “manto santo” sobre
o indivíduo, com palavras mágicas, tal como temos visto no evangelicalismo
moderno; nas ocorrências dos “Encontros Tremendos” onde o indivíduo entra
pecador, e em três dias já sai prontinho batizado com Espírito Santo! Isto é
vulgarizar a Palavra de Deus!
Sabemos
que há crentes que não gostam do termo “pagar o preço”, porque dizem que tudo é
de graça. Mas, a Bíblia não nos ensina que tudo é de graça. Ela nos diz que há
coisas que têm um preço. Provérbios 23:23 “Compra a verdade, e não a vendas; e
também a sabedoria, a instrução e o entendimento.” nos fala de coisas que
devemos comprar.
Por
exemplo ser um Mestre na Palavra requer tempo, oração, contemplação, estudo,
pesquisa, esforço e disposição. Fala que a operação da vida e da unção tem um
preço: entrar na morte. Morte é qualquer coisa que implica na suspensão dos
nossos direitos legítimos e vitais. Ora, se temos direito de comer, mas abrimos
mão dele para jejuar e ter unção, isso é morte. Se temos direito de dormir, de
passear, e abrimos mão deles para orar, isso é morte. E quando pagamos o preço,
a Vida de Deus vê.
Em
Apocalipse 3:18 “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que
te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha
da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.”, na carta
à igreja em Laodicéia, o Senhor nos aconselha a comprar ouro, que nos fala da
natureza do caráter santo de Cristo; vestiduras brancas, que nos falam dos atos
de justiça dos santos e da Santidade de Deus e colírio, para vermos, para
enxergarmos as coisas de Deus, para termos discernimento e percepção
espirituais. Há muitos que são naturais e só vêem o que é palpável. Ter unção e
um constante jorrar de vida implica, muitas vezes, em muito choro, lágrimas,
jejum, oração e perseverança. Há um preço a ser pago.
Verso
5. Todos nós iremos morrer a vida física um dia, ou seremos arrebatados (embora
já tenhamos morrido com Jesus Cristo incluídos na sua morte, na cruz do
calvário), assim como as virgens simbolicamente morreram quando estavam
dormindo. Dormir na Bíblia pode significar duas coisas:
Apostatar-se
da fé: (Romanos 13:11-14 “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de
despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do
que quando aceitamos a fé. 12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos,
pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos
honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em
desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Mas
revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas
concupiscências.” I Tessalonicenses 5:4-10 “Mas vós, irmãos, já não estais em
trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; 5 Porque todos vós
sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 6
Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; 7 Porque
os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 8
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do
amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 Porque Deus não nos
destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus
Cristo, 10 Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos
juntamente com ele.”);
Morrer
(I Tessalonicenses 4:13 “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca
dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm
esperança.” e João 11:11 “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso
amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.”).
Neste
texto, objeto do nosso estudo, cremos que o significado aqui é morte. Porque
todas, tanto as loucas como as prudentes dormiram. Se se tratasse de apostasia,
teríamos que admitir que as prudentes, também se apostataram da fé. Em segundo
lugar, as prudentes dormiram e não foram de forma nenhuma afetadas pelo sono.
E, em terceiro lugar, o Senhor não as repreende por haverem dormido. Por tudo
isso, podemos ver que o sono, aqui, não é algo negativo. Mesmo porque o centro
da parábola é o verso 13, que nos manda vigiar e orar. “Ouviu-se um grito: Eis
o noivo, saí ao seu encontro!” .
Quando
a Sétima Trombeta tocar, aqueles que morreram em Cristo vão ressuscitar; todos,
tanto os vencedores quanto os derrotados, vão ressuscitar. Todas as virgens se
levantaram, lembra-se? Isto significa que essa parábola fala da volta do Senhor
Jesus.
O
Verso 10 nos diz que, enquanto elas foram comprar azeite, o noivo chegou e as
virgens que estavam apercebidas, que tinham azeite sobrando em suas lâmpadas,
entraram para as bodas e as portas foram fechadas. Fechar a porta não significa
que a pessoa perdeu a salvação; significa, sim, que o tempo para qualificação,
enchendo-se do Espírito Santo, é hoje. É agora e não depois que o Senhor Jesus
voltar. Em II Coríntios 5:10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal
de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo,
ou bem, ou mal.” nos é dito que todos os crentes comparecerão perante o
Tribunal de Cristo. Este julgamento não é para salvação ou perdição eterna, mas
para recebermos ou não o galardão de - Reinar com Cristo no Reino Milenar.
Qual
a diferença entre as Virgens Loucas das Virgens Prudentes?
A
grande diferença entre as virgens loucas e as virgens prudentes, além da
quantidade de Azeite que elas possuem em suas lâmpadas é a seguinte: Enquanto
as virgens loucas vão dormir em berço esplêndido; As Virgens Prudentes estão
alertas, vigilantes, como o Coração velando no Noivo, Cantares 5:2 “Eu dormia,
mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me,
minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está
cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.” Por isto, registramos
aqui um alerta do apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, 5:14-17 “Por isso diz:
Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te
esclarecerá. 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas
como sábios, 16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 Por isso não
sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”
Verso
11. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: “Senhor, Senhor abre-nos
a porta!” Mas Ele respondeu: “Na verdade vos digo que não vos conheço”. O
conhecer deste contexto é diferente de um simples conhecer; é algo mais
intenso, mais profundo, mais íntimo. A Bíblia usa dois termos gregos para a
palavra conhecer: gnosko (conhecimento objetivo, mental, da alma) e oido
(conhecimento subjetivo, espiritual, mais intenso). A Bíblia muitas vezes,
chama o ato de conhecer. João 1:26,31, diz que João não conhecia a Jesus, mas é
claro que ele o conhecia. Eles eram primos. João sabia quem era Jesus, o filho
de Maria, mas não sabia quem era Jesus o Filho de Deus, para o que seria
preciso especial revelação – mais que gnosko, seria preciso oido.
Quando
o Senhor Jesus disse que não conhecia aquelas virgens loucas, será que Ele
estava dizendo que não sabia quem eram elas? Claro que não, porque Deus conhece
toda a gente no mundo. Ele é Onisciente, conhecedor de todas as coisas. Um
clássico exemplo disto está no livro de I Samuel no capítulo 3. Samuel servia
ao Senhor perante o Sacerdote Elí, num tempo de grande apostasia e falta de
atividade profética, esta era a característica dos dias de Eli.
Vemos
neste texto que o jovem Samuel servia o Senhor, porém Samuel não conhecia o
Senhor. Ora, se Samuel servia ao Senhor, ele sabia quem era o Senhor. É como
muitos crentes, que servem ao Senhor, porém não o conhecem na intimidade, em
realidade e em espírito. O conhecimento do Senhor nos transforma, nos muda e
nos conquista. A salvação é uma questão de conhecermos a Deus, é uma Porta
dimensional que se nos abre para percorrermos O Caminho, mas o Reino é uma
questão de Deus nos conhecer.
Para
encerrarmos esta parábola, precisamos ter clareza de que, para sermos
vencedores, não é termos apenas a lâmpada acesa. É preciso ter azeite sobrando
na vasilha. As virgens não foram julgadas por algo que fizeram ou deixaram de
fazer. A grande questão não eram as obras, muitos dos espíritas na sua
ignorância fazem muito mais obras do que o povo evangélico, pensando que com
isto ganharão a salvação. Apesar das obras serem importantes, frutos de um
coração convertido em fé. A grande questão era se estavam ou não cheias do
Espírito Santo, com azeite derramando em suas candeias. Eis aí porque nós somos
tão radicais quanto à necessidade de estar cheio do Espírito Santo. É que não
há como ser vencedor sem ser cheio do Espírito Santo. Sem estar cheio do azeite
do Espírito Santo ninguém vai ser arrebatado.
No
arrebatamento vai ser apenas para o crente vencedor. Nem todos os crentes vão
ser arrebatados. Não basta estar com a vida correta e irrepreensível – até
porque há muitos não-crentes que têm uma vida mais correta do que muitos de
nós. É preciso ter algo mais – é preciso ter algo que o mundo não tem.
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