Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2021

A MÁ COMPREENSÃO DO CARÁCTER DE DEUS


 

A MÁ COMPREENSÃO

DO

CARÁCTER DE DEUS

 

“A Terra obscureceu-se devido à má compreensão de Deus. Para que as tristes sombras se pudessem iluminar, para que o mundo pudesse volver ao Criador, era preciso que se derribasse o poder enganador de Satanás. Isso não se podia fazer pela força. O exercício da força é contrário aos princípios do governo de Deus; Ele deseja unicamente o serviço de amor; e o amor não se pode impor; não pode ser conquistado pela força ou pela autoridade. Só o amor desperta o amor. Conhecer a Deus é amá-Lo; Seu caráter deve ser manifestado em contraste com o de Satanás. Essa obra, unicamente um Ser, em todo o Universo, era capaz de realizar. Somente Aquele que conhecia a altura e a profundidade do amor de Deus, podia torná-lo conhecido. Sobre a negra noite do mundo, devia erguer-Se o Sol da Justiça, trazendo salvação "sob as Suas asas". Mal. 4:2.” O Desejado de Todas as Nações 10:4

Porquê o entendimento sobre o caráter de Deus permanece ainda obscuro para alguns.?

“Desde o princípio, tem sido plano estudado de Satanás fazer com que os homens se esqueçam de Deus, de modo a dominá-los. Daí, tem procurado desfigurar o caráter de Deus, levar os homens a nutrir a Seu respeito uma falsa conceção. O Criador tem sido apresentado ao espírito deles revestido com os atributos do próprio príncipe do mal - arbitrário, severo, inexorável - para que seja temido, evitado, e mesmo odiado pelos homens. Satanás esperava confundir por tal forma a mente daqueles a quem havia enganado, que excluíssem a Deus de suas cogitações. Então apagaria a imagem divina no homem e imprimiria sua própria semelhança na alma; faria com que os homens se possuíssem de seu próprio espírito, escravizando-os a sua vontade.

Foi mediante a falsificação do caráter de Deus e o instigar desconfiança contra Ele, que Satanás tentou Eva a transgredir. Devido ao pecado foi a mente de nossos primeiros pais obscurecida, degradada sua natureza, e suas conceções acerca de Deus foram moldadas por sua própria estreiteza e egoísmo. E à medida que os homens se tornaram mais ousados no pecado, o conhecimento e o amor de Deus se desvaneceram da mente e do coração deles. "Porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus", "em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." Rom. 1:21. Testemunhos Seletos vol.2 pág 334.3.

Ellen White assim nos descreve o porquê desta falta de entendimento sobre o carácter de Deus.

“Por vezes a contenda de Satanás em busca do controle da família humana parecia coroada de êxito. Durante os séculos que precederam o primeiro advento de Cristo, o mundo parecia quase inteiramente sob o domínio do príncipe das trevas, e ele governava com poder terrível, como se por meio do pecado de nossos primeiros pais os reinos do mundo se houvessem tornado de direito, propriedade sua. O próprio povo do concerto, a quem Deus escolhera para preservar no mundo o Seu conhecimento, tanto se apartara dele, que perdera toda verdadeira conceção de Seu caráter.” Testemunhos Seletos vol.2 pág.335 .

A compreensão que algumas pessoas possuem da obra de Deus, do caráter de Deus e do Próprio Deus também está meramente restrita à sua imaginação, e a doutrinas. Em seu coração, são guiadas por suas imaginações, suas noções e até mesmo por suas definições pessoais de Deus. Fazem um Deus á sua maneira.

Ora “Cristo veio a fim de revelar Deus ao mundo como um Deus de amor, pleno de misericórdia, ternura e compaixão. A espessa escuridão com que Satanás se esforçara por circundar o trono da Divindade, foi dissipada pelo Redentor do mundo, e o Pai mais uma vez Se manifestou aos homens como a luz da vida.

"Eu e o Pai somos um", declarou Cristo. João 10:30. "Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar." Mat. 11:27.

Cristo veio para ensinar às criaturas humanas aquilo que Deus deseja que elas conheçam. Em cima nos Céus, na Terra, na vastidão do oceano, vemos a obra das mãos de Deus. Todas as coisas criadas testificam de Seu poder, Sua Sabedoria, Seu amor. Todavia não nos é possível, por meio das estrelas ou do oceano ou da catarata, aprender da personalidade de Deus o que nos é revelado em Cristo.

Deus viu que era necessária uma mais clara revelação, tanto de Sua personalidade como de Seu caráter, do que a que nos é oferecida pela Natureza. Enviou Seu filho ao mundo para, tanto quanto a vista humana podia suportar, manifestar a natureza e os atributos do Deus invisível.

“Deus é amor” I Jo 4:16. 

A compreensão deste aspeto do carácter de Deus não é baseada no facto que Deus ama, não importa quão maravilhosa seja esta verdade, mas a verdade do Seu carácter é que “Deus é amor.” Amor é a própria essência da Sua natureza moral. Deus é a fonte de todo o amor. No entanto, há muitos que falam do amor de Deus, mas que são totalmente estranhos ao Deus de amor. Para muitos, o amor divino é considerado como um tipo de inclinação bondosa, que se tornou semelhante à emoção humana. Mas para o verdadeiro Cristão ele é expressão do Seu carácter, e quanto mais familiarizados estamos com Ele em toda a sua plenitude, mais os nossos corações serão levados a amá-Lo.

Enquanto Deus é a fonte de todo o amor, o Filho de Deus é o objetivo original e eterno do Seus amor. Sendo Deus amor eterno, então este amor deve ter também um objetivo eterno. O objetivo eterno do amor divino é o Filho Eterno. Este relacionamento eterno e este amor eterno são vistos na oração do Senhor Jesus ao Pai:

“Pai, aqueles que me destes quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me destes; porque tu me amaste antes da fundação do mundo” Jo 17:24

A declaração do amor do Pai já fora ouvida depois do batismo de Jesus, Seu Filho:

“E eis que uma vós dos céus dizia: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo’.” Mt 3:17.

E também novamente no Monte da Transfiguração:

 “Da nuvem saiu uma voz que dizia: ‘Este é o meu amado em quem me comprazo, escutai-o’.” Mt 17:15.

Entretanto, o Pai não somente ama o Filho, mas Ele ama todos que estão ligados ao Seu Filho pela fé e amor. Sabemos através das Escrituras que Deus ama todos os homens, mas Ele tem um amor especial por aqueles que estão em Cristo.

“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” Jo 17:23.

Quão bendito o facto que Deus tem o mesmo amor para com os que estão em Cristo, como Ele tem pelo próprio Cristo; e enquanto estamos em Cristo amamos o Pai, o amor do Pai por nós precedeu o nosso amor por Ele.

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro” I Jo 4:19.

Embora o amor de Deus para com o pecador não renascido seja diferente do amor que Deus tem para com os que estão em Cristo, os renascidos, este amor é claramente demonstrado e anunciado nas Escrituras.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3:16.

“Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Rm 5:8.

“Mas Deus é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente co Cristo (pela graça sois salvos)”. Ef. 2:5.

Não há nada nos objectos do Seu amor para atrair este amor ou para instigar este amor. O amor humano é despertado por algo no ente amado, mas o amor de Deus é dom gratuito, espontâneo e sem causa.

O amor de Deus é uma verdade de profundidade insondável. É um amor infinito, sem limites, eterno, imutável, sacrificial, é algo que nós devemos aprender a disfrutar e apreciar.

O Amor de Deus, uma Fonte Divina

“O amor de Deus é qualquer coisa mais que simples negação; é um princípio positivo e ativo, uma fonte viva, brotando sempre para beneficiar outros. Se o amor de Cristo habita em nós, não somente não nutriremos nenhum ódio contra nossos semelhantes, mas buscaremos por todos os modos manifestar-lhes amor.” O Maior Discurso de Cristo, pág. 58. 

O Amor de Deus, Infinito

“Todo o amor paternal que tem vindo de geração em geração pelo conduto de corações humanos, todas as fontes de ternura que têm derivado da mente dos homens, são apenas qual pequenino regato, em relação ao ilimitado oceano, quando comparados com o infinito, inexaurível amor de Deus. Não o pode explicar a língua, nem a pena descrever. Podeis meditar nele a cada dia de vossa vida; podeis examinar as Escrituras diligentemente a fim de compreendê-lo; podeis convocar todas as faculdades e capacidades que Deus vos concedeu, no esforço de compreender o amor e a compaixão do Pai celestial; e, todavia, resta além uma infinitude. Podeis passar séculos estudando esse amor; entretanto nunca podereis compreender plenamente o comprimento e a largura, a profundidade e a altura, do amor de Deus em dar Seu Filho para morrer pelo mundo. A própria eternidade jamais poderá revelá-lo plenamente. Entretanto, ao estudarmos a Bíblia e meditarmos sobre a vida de Cristo e o plano da redenção, esses grandiosos temas se abrirão mais e mais ao nosso entendimento.” Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 337.

O estudo sobre o amor e o carácter levará uma eternidade:

O Amor Divino é Progressivo

“Ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter.” O Grande Conflito, pág. 678.

Devemos pedir que o Senhor abra nosso entendimento para que compreendamos a verdade divina. Se humilharmos o coração diante de Deus, se tirarmos dele a vaidade, o orgulho e o egoísmo, mediante a graça abundante a nós outorgada; e se desejarmos sinceramente e crermos firmemente, os brilhantes raios do Sol da Justiça incidirão sobe nossa mente, iluminando nosso entendimento obscurecido. Jesus é a Luz que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Ele é a luz do mundo, e convida-nos a ir a ele, e dEle aprender. Jesus era o grande Mestre.

Façamos como Paulo nos ensina:

“Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos Céus e na Terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo Seu espírito no homem interior; para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." Efés. 3:14-19.

“Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus” Efésios 1:16-20

“E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” Filipenses 1:9-11

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo” Colossenses 1:9-11

“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Colossenses 2:2,3

Amén

 

Para mais leitura e estudo sobre o caráter de Deus poderão encontrar nos livros:

EIS AQUI O VOSSO DEUS

EM PENSO COMO UM HOMEM

MAIS PENSAMENTOS SOBRE O A CARÁCTER DE DEUS

Do autor F. T. Wright

Os livros podem ser encontrados em

https://jfernandesblog.wordpress.com/2019/07/27/eis-aqui-o-vosso-deus/

Livros e Brochuras do mesmo autor:

https://jfernandesblog.wordpress.com/about/

 

Títulos já publicados – 

 Livros e Brochuras do mesmo autor

 

Títulos já publicados – 

 

Eis Aqui o Vosso Deus – Um estudo sobre o carácter de Deus

A Salvação das Crianças – Uma Nova Era na Educação dos Filhos

O Repouso do Sábado de Deus

Os Acontecimentos dos Últimos Dias

A Vida em Justiça

Os Três Templos

Renascimento e Reforma

Da Escravidão para a Liberdade

Os 144.000

Justificado pela Fé (Justificação pela Fé)

A Igreja de Deus não É Babilónia

Enfrentando o Julgamento – Estais Prontos?

Eu Penso Como Homem

Despertai para a Justiça e Não Pequeis Mais

Os 4 Anjos

Os Vivos e os Mortos – A diferença entre a semente de Cristo e a semente de Adão

A Vinda de Cristo Retardada – Porquê?

Confissão Aceitável

Melquisedeque

A Revelação da Lei

A Vida em Justiça e o Sábado de Deus

Destino de Um Movimento

§  

Sem comentários:

Enviar um comentário