Translate

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

AS PROMESSAS DE DEUS


 


As Promessas de Deus

“Apagar da Palavra as promessas de Deus seria como querer apagar o Sol no céu. Não haveria então nada para alegrar nossa experiência. Deus colocou as promessas em Sua Palavra para conduzir-nos à fé nEle. Nessas promessas Ele faz correr o véu da eternidade, desvendando-nos vislumbres da glória inexcedível e eterna que espera o vencedor. Repousemos, então, em Deus. Louvemo-Lo por nos dar uma tão gloriosa revelação de Seus propósitos.

Ao longo de todo o nosso caminho coloca Deus as flores da promessa para alegrar-nos a jornada. Mas muitos se recusam a ajuntar essas flores, escolhendo, pelo contrário, os espinhos e cardos. A cada passo reclamam e murmuram, quando podiam regozijar-se no Senhor por haver tornado tão agradável a estrada para o Céu.

Ao olharmos para as promessas de Deus, encontramos conforto e esperança, pois falam-nos as palavras do Ser Infinito. Para apreciarmos devidamente essas preciosas promessas devemos estudá-las com muito cuidado, examinando-as minuciosamente. Quanta alegria podemos trazer para nossa vida, quanta bondade ao nosso caráter, se apenas, nos apossarmos dessas promessas! Ao viajarmos em nossa viagem para cima, falemos das bênçãos recolhidas ao longo do caminho. Ao pensarmos nas mansões que Cristo nos está preparando, esqueçamo-nos das pequenas contrariedades com que dia a dia nos defrontamos. Procuremos respirar a atmosfera da pátria celestial para a qual caminhamos, e seremos pacificados e confortados. … Honremos a Deus entretecendo mais a Jesus e o Céu em nossa vida.”  The Youth’s Instructor, 23 de janeiro de 1902.

Mas se quisermos ser verdadeiramente abençoados, devemos atentar para a Palavra de Deus. Há uma série de promessas de bênçãos na Bíblia que não se cumprirão automaticamente em nossas vidas, pois elas vêm acompanhadas de algumas condições a serem satisfeitas. Precisamos plantar para poder colher. Mas os resultados não são necessariamente imediatos. Fé em Cristo, com determinação e perseverança, são fundamentais! "E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos" (Gl 6:9).

As promessas de Deus são algo que o Senhor sempre mantém. Elas sempre estão na Bíblia, Salmos 89:34 “Não violarei o meu concerto, não alterarei o que saiu dos meus lábios.”

Deus nos prometeu vida eterna. A Bíblia nos diz em: 1 João 2:25, "Esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”

Deus também prometeu salvação para os nossos filhos. A Bíblia diz em Isaías 49:25, última parte: "porque eu contenderei com os que contendem contigo e os teus filhos eu remirei."

Deus pode fazer o impossível. A Bíblia diz em Lucas 18:27, " Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”

 

CONDIÇÕES PARA EXPERIMENTAR AS PROMESSAS DE DEUS

Já algumas vezes sentimos em algum momento que as promessas de Deus não acontecem ou demoram a acontecer na nossa vida? Pois já sentimos isso muitas vezes e na debilidade humana ficamos muito aborrecidos ou mesmo murmuramos e reclamamos com Deus. Tudo isso porque não sabemos ou nos esquecemos que cada benção tem uma condição ou  pode o Senhor tem um propósito para essa benção.

    Uma promessa é uma declaração referente ao futuro, que garante que alguém fará ou dará algo. Envolve um doador que outorga algo a um recebedor. Encontramos na Bíblia Sagrada muitas promessas de Deus

O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,” (Rm 1.2),

Muitas vezes alicerçadas sobre alianças que garantem resultados positivos. Exemplo:

    SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

    E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.

    Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:

    Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;

    E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

    E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

    E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.

Também podemos ver outras alianças na Bíblia: Com Moisés Êxodo 19:5 – 6; Com Davi: Salmo 89:20 – 37  (2 Samuel 7:12 – 17).

        Algumas considerações necessárias que temos de aprender sobre as promessas de Deus registradas na Bíblia

    Existe algumas promessas que são incondicionaisque nossas atitudes não influenciam nem determinam na decisão de Deus de nos abençoar ou não e outras promessas que são condicionais que as nossas atitudes influenciam e não necessariamente determinam na decisão de Deus nos abençoar ou não ambas são promessas dadas por Deus e portanto têm o início em Deus e não em nós, ou seja, não somos nós que provocamos a promessa, mas Ele que generosamente nos dá a promessa e nos coloca condições para recebê-las. As promessas condicionais não estão relacionadas a salvação do homem, mas em aspectos da vida, mais claramente, bençãos terrenas, aspectos morais e também espirituais. Elas também são promessas dadas a geração daquele que cumpre as condições, e que, passando para a sua geração venham a cumprir para que se mantenha a benção dessa promessa.

Uma das condições aprender é saber quem é Deus Gn 17:1: “Eu sou o teu Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” Para que as promessas se tornassem realidade na vida de Abraão era necessário ele saber quem era Deus. Isso não se refere ao mero conhecimento de quem era Deus, mas sim ás experiências concretas de Deus na sua vida. O mesmo para nós hoje, temos que saber quem Deus.

Quando Deus falou a Moisés ele soube quem estava a falar com ele. Assim se apresentou Deus a Moisés Êxodo 3:6: “Eu sou o Deus de teu pai,o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.”

        Mais á frente á pergunta de Moisés o Senhor respondeu: Êxodo 3:13 e 15: “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

   E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.” Aqui Deus se identifica e como age na vida do Seu povo a través de gerações e viu isso Moisés pois conhecia a Abraão a Isaque e a Jacó. Nós também devemos saber quem é Deus e o que Ele faz nas nossas vidas.

        A outra condição que o Senhor tinha falado a Abraão era para andar na sua presença e ser perfeito. Gn 17:1.:

 

VIVER NA PRESENÇA (OU COMUNHÃO) COM DEUS

        Viver em comunhão com Deus é a maior dádiva que alguém pode possuir, quando estamos em comunhão com o Pai sentimos segurança, não temos medo de ofertar a nossa vida em favor das pessoas que sofrem, temos certeza de que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.

        Noé é o exemplo disso Gn 6:8,9.

        “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.

        Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.”

 

        Os crentes na igreja também devem assim andar. Actos 2: 42 -47.

        E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

         E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

        E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

        E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

        E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

        Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

 

VIVER EM PERFEIÇÃO ou SANTIDADE DE DEUS

(ser perfeito, integro)

        Através de sua Palavra, Deus revela ao homem qual é o padrão de vida que o agrada. A santidade é um dos atributos de Deus. Isso significa que a fonte da santidade está no Deus que é santo.

        “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem; pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:15,16).

        Portanto, o chamado a uma vida de santidade ao Senhor é feito com a mesma frequência no Antigo e no Novo Testamento (.Levítico 11:44,45; 19:2; Deuteronómio 30:1-10; Mateus 5:48; Efésios 4:17-5:14; 1 Pedro 1:13-22).

        Estas são algumas das condições importantes, mas vamos continuar a estudar mais algumas promessas e condições.

        Aqui está Deus a proferir bênçãos sobre seu povo através de Moisés seu líder.

        “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;

          E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus”: DEUTERONOMIO 28:1 e 2

        Temos que ouvir a voz a Palavra do Senhor e acreditar e assim receberemos as bênçãos de Deus.

Mas as promessas têm condições

        Nós que achamos que por sermos crentes, frequentarmos uma igreja, temos acesso logo a todas as promessas, mas estas promessas são condicionais.

1)Quais são estas condições

        O texto de Deuteronómio 28, colocando uma condição.

        Deuteronómio 28:1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;

        A expressão SE aparece em muitas delas, ou seja: se não fizermos a nossa parte, a promessa é anulada na nossa vida. E isso não acontece porque Deus mentiu ou porque não foi capaz de cumprir a Sua Palavra. Mas porque não cumprimos o pré-requisito.

        A condição que Deus coloca pode ser resumida em duas palavras: FIDELIDADE e OBEDIÊNCIA.

        É isso que Deus espera de um povo para poder abençoá-lo

        A Fidelidade é crer e é ter fé na Palavra de Deus. É obedecer ao Senhoré também o compromisso de não trocar Deus por nada nem por ninguém.

        Em qualquer circunstância ou situação, Deus precisa continuar sendo o seu Deus crendo que o melhor está por vir, que suas promessas vão se cumprir eu e vocês precisamos enfrenta-las em obediência a Deus.

        E lembrem-se Ele conhece os corações e sabe exatamente quem é fiel e quem não é.

        A sua fidelidade a Deus sempre será testada. É na hora do teste que nós precisamos permanecer firmes e sermos aprovados. Deus tem todo o interesse de abençoar os fiéis.

        Obediência é a outra condição. Aqueles que querem viver suas vidas debaixo dos seus próprios preceitos e conceitos, sem se importar com o que Deus diz a respeito não serão abençoados.

        Nunca devemos duvidar da Palavra de Deus e do que o Senhor promete.

        “Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei” (Is 55.11).

        O cumprimento das promessas de Deus na história bíblica dá-nos a certeza de que Ele também cumprirá suas promessas para connosco.

        Vamos ver nove promessas em Salmo 37 onde podemos ver 8 condicionais e uma incondicional.

        1 NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.

        2 Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.

        Promessa incondicional 

        Aqui entra uma grande questão sobre o castigo de Deus sobre aqueles malfeitores, que fazem o mal, os iníquos, os invejosos, esses Deus garante exterminá-los. Por isso, a única coisa que devemos fazer é entregar cada um deles nas mãos de Deus e confiar de que Ele é um Deus justo. Essa é a única promessa incondicional do texto do Salmo 37 e cerca de 12 vezes ao longo do Salmo Deus promete que acabará com os ímpios, e 5 vezes o salmista usa a palavra “exterminados”, ou seja, aqueles que se opõe contra os santos de Deus jamais existirão. Somente por isso já é um grande motivo para deixarmos a vingança nas mãos de Deus e parar de sermos “justiceiros”.

        3 Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

        4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

        Promessa condicional

         Deus garante que se confiarmos nEle, fazermos o bem, ao nos alimentar da verdade e nos agradarmos da Sua vontade, Ele então satisfará os desejos do nosso coração. Para Deus realizar os desejos do nosso coração é necessário que possamos estar ligados com o coração dEle. Não é algo simples e superficial, envolve uma busca e obediência profunda pela palavra de Deus. É uma fé tão envolvente que os desejos de Deus se tornarão os nossos desejos.

        5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

        6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

        Promessa condicional

        Essa promessa envolve uma entrega da nossa parte. A entrega é uma demonstração de uma fé genuína, pois demonstra que não queremos tentar tomar o controle de nossas vidas e nem resolver por nós mesmos, mas ouvir os conselhos de Deus e permitir com que Ele tome a direção de nossas vidas. Dessa forma Deus promete abençoar grandemente.

        7 Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

        8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

        9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.

        Promessa condicional

         Esperar em Deus é uma atitude de fé. Esperar muita das vezes é sofrido e é trabalhado em nós o caráter em termos de fidelidade a Deus. Dessa forma Deus promete recompensar com bençãos terrenas aqueles que se manterem fiéis.

        10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

        11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

        12 O ímpio máquina contra o justo, e contra ele range os dentes.

        13 O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia.

        14 Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.

        15 Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.

        16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.

        17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos.

        18 O SENHOR conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.

        19 Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.

        20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do SENHOR serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.

        21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.

        22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.

        23 Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.

        24 Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.

        Promessa condicional 

         O SENHOR é quem garante a permanência do homem em sua presença e se caso Ele tropeçar e pecar, é o mesmo Deus quem promete levantar e erguê-lo para permanecer no caminho.

        25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

        26 Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.

        27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.

        Promessa condicional  

        Não podemos afirmar aqui que através das obras dos homens em se apartar do mal e fazer o bem garante a salvação. A “perpétua morada” aqui citada pelo salmista pode esta relacionada a uma moradia terrena, pois são promessas condicionais dadas por Deus que envolve a nossa decisão e determinação para que a recebemos. A problemática aqui em afirmar que essa “perpétua morada” é a vida eterna irá nos trazer um conflito com a questão da salvação que não é ganhada por obras, mas por fé, sendo assim uma promessa incondicional, mas gerada em nós uma condição garantida pelo Espírito Santo de a cumprimos, para que com a nossa fé possamos manifestar as obras que lhes dê autenticidade e receber a benção dessa promessa salvífica.

        28 Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

        29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.

        Promessa condicional 

         Porque uma promessa condicional? Porque há a condição de ser justo e é necessário buscar em santidade para viver em integridade e justiça diante dos homens. Nós não somos justos e nem irrepreensíveis diante de Deus, mas possamos ser diante dos homens e isso nos garante as bençãos dessa promessa.

        30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.

        31 A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.

        32 O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo.

        33 O SENHOR não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.

        34 Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.

        Promessa condicional

         Mais uma vez o salmista fala sobre esperar no SENHOR, mas também para que possamos possuir a terra (sermos abençoados nessa terra), é necessário seguir o Seu caminho e isso envolve retidão, integridade, esforço, trabalho, perseverança, fé, etc;

        35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

        36 Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

        37 Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.

        Promessa condicional

         Somente o homem íntegro e o homem de paz terá uma geração abençoada de forma completa, não somente nos aspectos materiais, mas morais e espirituais.

        38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas.

        39 Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

        40 E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

        Promessa condicional

         Do SENHOR é o livramento e Deus tem prazer em ajudar o justo, pois nEle buscam refúgio e confiança.

 

        No quadro podemos ver mais algumas promessas da Biblia e as suas condições:

 

Promessas

Condições

Textos Bíblicos

Experimentar a boa, agradável e

perfeita vontade de Deus

Não nos amoldarmos ao padrão deste mundo,

Transformar-se pela renovação da sua mente

Rm 12.2

Todas as coisas cooperam

Amarmos a Deus

Rm 8.28

Vida

Desviarmo-nos do mal

Ez 33.19

Vitória nas adversidades

Apartarmo-nos dos ídolos

Seguir o caminho de Deus

Sl 81.8-14

Uma boa medida, calcada, sacudida

 e transbordante nos será dada

Suprirá em glória todas

as nossas necessidades

Dar com generosidade

Lc 6.38

Fp 4.18-19

Bênçãos tão abundantes que nem teremos onde guardá-las

Trazer o dízimo a Casa do Senhor

Ml 3.10

Ouvirei dos céus, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

Reconhecimento humilde de culpa, oração e arrependimento.

2 Cr 7.14

Ricas bênçãos e salvação

Invocar com fé o nome do Senhor

Obedecer a Deus

Rm 10.12-13

Dt 11.27

Sobre o muito será colocado

Ser fiel no pouco

Mt 25.21

Seremos Salvos e Reinaremos com Cristo

Perseverar com Cristo

2 Tm 2.12; Mt 24.13; Lc 21.19; Rm 2.7 e Hb 10.36

Longevidade

Honra teu pai e tua mãe

Ex 20.12

Nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda

Se fizermos do Altíssimo o seu refúgio

Salmos 91.9-10

Libertação e Proteção

Amar a Deus

Conhecer o Seu nome

Quietude e Confiança

Sl 91.14

Is 30.15

Felicidade e alegria plena

Confiar em Deus

Praticar a Palavra

Temer a Deus e ter prazer nos Seus mandamentos

Na presença de Deus

Sl 84.12

Jo 13.17

Sl 112.1

Sl 16.11

Será feliz e bem sucedido

Temer ao Senhor

Andar em Seus caminhos

Ser solidário com os pobres

Sl 128.1-2

Sl 41.1

Receberá uma revelação especial de Deus

Amar e obedecer a Deus

Jo 14.21

Boa Colheita

Colham o fruto da lealdade

O Senhor fará chover justiça sobre nós

Perseverar em fazer o bem

Semear com lágrimas

Semear a retidão

Buscar ao Senhor

Gl 6.9

Sl 126.5

Os 10.12

Receberão 100 vezes mais

Ser capaz de deixar tudo por amor a Cristo

Mt 19.29

Receber a luz da vida

Seguir a Jesus

Jo 8.12

Vida Eterna

Proteção

Seguir a voz do Bom Pastor

Jo 10.27,28

Perdão e purificação

Confessar os pecados

Conceder perdão e misericórdia

1 Jo 1.9

Mt 6.14

Todas essas coisas lhes serão acrescentadas

O mais Ele fará

Deus agirá em seu favor

Buscar o Reino de Deus e a sua justiça,

Entrega o teu caminho ao Senhor e confia Nele

Mt 6.33

Sl 37.5

Receberá o galardão de profeta

Honrar os verdadeiros profetas de Deus

Mt 10.41

Será o maior

Conceder a uma criança a atenção devida a Cristo

Tornar-se o menor para servir os demais

Lc 9.48

Mc 9.35 e 10.44

Será honrado

Servir a Jesus

Não buscar lugar de destaque

Agir com humildade

Jo 12.26

Lc 14.10

Mt 23.12

Do seu interior fluirão rios de água viva

Crer em Cristo

Jo 7.38

 

        Portanto as promessas do Senhor são infalíveis. Tantas coisas podem acontecer, mas Deus cumpre as Suas promessas. Cumpramos nós as condições. 1 Reis 8.56: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo”.

ORAÇÃO

        Pai santo bendito meu Deus é maravilhoso e todos os dias sinto Tua bondade. Obrigado Senhor, meu Deus, pela Tua grandeza, pelo Teu amor incondicional. , pelo sol que nos ilumina, muito obrigado Senhor. pela graça divina, muito obrigado Senhor. pelo caminho que eu trilho, muito obrigado. pela paz que existe em mim, Senhor te agradeço por tudo. Em nome de Jesus, Amén.


Sem comentários:

Enviar um comentário