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sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

OS SETE ANJOS - EM APOCALIPSE - CAPITULO 3 - F T Wright





Os Sete Anjos


Capítulo 3



Sete Anjos — Sete Movimentos


Estamos já familiarizados com o facto que os primeiros três anjos são símbolos de movimentos. Os anjos em si mesmos não voam literalmente pelos céus pregando suas mensagens aos que perecem. Em vez disso, sob direcção do Espírito Santo e pelo Seu poder, comunicam a sua luz aos agentes humanos que anunciam a advertência do julgamento vindouro, a queda de Babilónia e o perigo de receber o sinal da besta. Correctamente então, estas revelações são chamadas o “primeiro”, “segundo” e “terceiro” movimento de anjos.
As verdades comunicadas através de cada um destes canais são progressivas. O primeiro anjo, equipado com o evangelho eterno que é o ilimitado poder de Deus para salvar do pecado, oferecia a libertação da escravidão espiritual a todas as nações da Terra. Em ligação com este ministério de salvação soava a advertência do juízo vindouro e todos foram aconselhados a adorar Deus como o Criador e, portanto, como a infinita Fonte de todas as coisas.
Infelizmente, devido à profunda apostasia espiritual na qual as igrejas caíram, a resposta foi muito pobre. A maioria escolheu rejeitar a mensagem, preferindo em vez disso ridicularizar e perseguir os que a apresentavam. Desconhecedores do terrível abismo de destruição para o qual se dirigiam os seus passos, endureceram os seus corações contra os convites divinos.[ADF1] 
O resultado foi que sofreram uma profunda queda espiritual, pois é impossível rejeitar a obra da salvação de Deus e permanecer incólume a esta resistência. Uma excelente ilustração disto é encontrada na marcada deterioração da experiência moral e espiritual dos judeus enquanto persistiam na sua oposição ao Messias. De homens que no início do ministério de Cristo possuíam um bom grau de respeitabilidade e honestidade, no final dele revelaram-se em demónios ferozes sedentos do sangue do Salvador como animais selvagens.
Todavia, foram capazes de manter um certo ar de santidade que era totalmente assumido exteriormente, pois não havia no interior qualquer fonte de virtude. O objectivo era enganar o povo de modo que continuassem a apoiar os mestres e guias religiosos. Tornou-se portanto, necessário a Cristo arrancar-lhes as máscaras de pretensa piedade de maneira a libertar os crentes de qualquer confusão quanto ao que deviam defender. O relato de que Ele fez isto encontra-se em Mateus 23:1-39.
Do mesmo modo, tornou-se necessário que uma segunda mensagem seguisse primeira em 1844. Esta nada adicionou à primeira, pois nada pode ser adicionado ao evangelho de Cristo como observa o pastor E.J. Waggoner:
"Levanta-se a pergunta, se o terceiro veio e juntou a sua voz ao clamor do primeiro e do segundo anjo, não teremos nós algo mais a dizer ao mundo, do que aqueles que trabalharam sob a mensagem que o primeiro tinha? Bem, certamente nós não podemos ter nada mais para pregar do que o evangelho eterno. O segundo anjo anuncia um facto, que Babilónia caiu, por causa da sua apostasia do evangelho. Notai, o segundo anjo não tem qualquer verdade nova para transmitir; somente um facto, que algo havia acontecido. O terceiro anjo anuncia unicamente o castigo que cairá sobre os homens que procedem de modo diferente da verdade anunciada pelo primeiro anjo. Mas o primeiro anjo continua soando, e os três seguem junto; e uma vez que os três continuam soando juntos; e o primeiro está a falar a respeito do evangelho eterno, — que se destina a preparar os homens para estarem sem mácula perante Deus, — e o terceiro anjo anuncia as punições que cairão sobre eles se não receberem o evangelho eterno, conclui-se então que todas as três mensagens são o evangelho eterno. Bible Studies on the Book of Romans, 96, por E.J. Waggoner. Casa Publicadora da Igreja do Advento e do Repouso de Deus, edição de Novembro de 1981. [Vidé Carta aos Romanos 16.4, 16.5.].#
Uma das obras do segundo anjo é declarar a condição espiritual caída dos que rejeitaram a verdade, assim os crentes compreenderão claramente que Deus já não está com as igrejas apostatadas, embora os dirigentes delas clamem audaciosamente estarem ainda a caminhar na luz da presença de Deus e no completo gozo do Seu favor. Isto não apenas remove todo o receio de separação das estabelecidas mas decadentes igrejas; mostra de facto que o passo é essencial.
A queda espiritual daqueles que rejeitaram a mensagem não é a única anunciada pelo segundo mensageiro. No interior de todos aqueles que aceitaram o evangelho eterno, Babilónia, que é o sistema pelo qual o homem se exalta a si mesmo acima de Deus, foi destronado. À medida que Babilónia cai de dentro do crente, este dá um grande passo mais para cima em direcção ao reino e o abismo entre ele e aqueles que uma vez foram os seus companheiros de igreja é alargado de modo a não haver ligação entre eles. Já não lhe é possível ter comunhão ou cooperar com eles sob qualquer forma. Esta falta de convivência é mal interpretada por aqueles que estão do lado errado, como prova de um espírito de falta de amor da parte dos verdadeiros seguidores de Cristo. O facto é que, contudo, essa falta de convivência é devida não a que o crente esteja destituído de amor como os seus inimigos gostariam de supor, mas porque não há associação ou ligação entre a luz e as trevas.
O terceiro anjo revela a última realização da aceitação por um lado e a rejeição por outro da mensagem do primeiro anjo. Para aqueles que recebem alegremente a salvadora luz do céu, o selo de Deus e o lugar no Seu reino é assegurado se eles seguirem no conhecimento de Deus. Mas aqueles que negam o evangelho, receberão a marca da besta, o número do seu nome e a total destruição pelo fogo, cairá sobre aquele desafortunado povo.
No aparecimento de cada um destes movimentos representados pelos três anjos voando no meio do céu, há certas revelações que se repetem à medida que cada um aparece. É importante que estas sejam reconhecidas e compreendidas de modo que o crente hoje saiba com grande certeza onde se deve estabelecer.
O primeiro ponto a considerar é que o homem chamado para guiar o movimento, não tinha posição de importância das igrejas ou movimentos nos quais o novo grupo nasceu. William Miller foi o homem a quem o Senhor chamou para pregar a mensagem do primeiro anjo e foi como resultado da obra de Deus operando por ele que o movimento do primeiro anjo nasceu e cresceu até ser uma força significativa no mundo religioso desse tempo. Mas William Miller não tinha qualquer posição de dirigente na igreja. No tempo que levou até à sua divina missão, ele era “um agricultor bem sucedido, um juiz de paz, e um proeminente cidadão na comunidade. Era também professor na escola dominical e superintendente, clérigo da igreja, e leitor e exortador nos serviços públicos de Hampton, igreja baptista de Nova Iorque.” A Profética Fé dos nossos Pais 4:476.
Teria sido virtualmente impossível para o Senhor ter encontrado entre o ministério estabelecido e seus dirigentes daqueles dias, um homem que pudesse ser usado para pregar o evangelho eterno. Durante muitos anos a igreja tinha-se afundado em apostasia até que era mais importante para o clero defender a igreja e as suas tradições, do que procurar honestamente manter-se firme na verdade. O poder divino não se encontrava nas fileiras da igreja e as mentes dos ministros estavam cheias de preconceitos.
Quando chegou a altura para a luz adicional do segundo anjo, não foi através de William Miller que ela veio. Outro homem foi escolhido para a proclamação da mensagem. Ele foi Charles Fitch. Mais tarde Deus usou Samuel Snow para iniciar o clamor da meia-noite — a fase final da mensagem do segundo anjo.
O mesmo padrão continuou na apresentação do terceiro anjo. Novos dirigentes foram chamados por Deus para servir nesta altura. O.R.L. Crosier e Hiram Edson foram os primeiros a receber a luz do terceiro anjo. Enquanto atravessavam um campo de milho às primeiras horas da manhã a seguir ao grande desapontamento, viram que Cristo tinha entrado no lugar santíssimo do santuário celestial e que era isto, não a Sua esperada volta à Terra que a profecia predizia. A palavra de Deus não tinha falhado.
Mais luz devia seguir-se através de um número de mensageiros, proeminente entre os quais estavam James e Ellen White, Joseph Bates, e J.N. Loughborough. À medida que o tempo passava, ainda outros deram a sua contribuição, mas nenhum desses que estavam relacionados com uma posição de guia no movimento do terceiro anjo, tinham ocupado qualquer posição de liderança na anterior.
O desenvolvimento seguinte que marca o levantamento de outro anjo é o início de uma grave crise e a necessidade de enviar grande luz para a enfrentar. Assim a pregação da mensagem dos primeiros três anjos levou todos os que a ouviram ao ponto de decisão de aceitar ou rejeitar o evangelho salvador de Cristo. Isto levou a uma crise que separou os que aceitaram a terceira mensagem angélica daqueles que não a aceitaram. Os que foram forçados a deixar as igrejas das quais tinham sido membros toda a vida precisavam de uma mensagem do céu que não apenas lhes assegurasse que tinham dado o passo certo, mas também que os instruísse como ocupar a sua nova posição e como se relacionarem com os antigos irmãos. Assim o segundo anjo seguiu o primeiro e a obra de Deus avançou.
Estes acontecimentos são característicos da chegada de cada anjo e do levantamento do movimento que ele representa. Assim chegou o tempo para a pregação da mensagem do segundo anjo, quando o grande desapontamento trouxe uma terrível crise ao movimento. Isto marcou o tempo para o aparecimento da chegada da mensagem do terceiro anjo com a luz que explicava porque o Salvador não tinha vindo como eles esperavam e para revelar as verdades que os tornaria capazes de ocupar a posição para a qual tinham agora sido chamados.
Mas a queda no laodiceanismo que se seguiu ao estabelecimento do movimento da terceira mensagem angélica trouxe ainda outra crise que foi de resolvida pelo envio de Deus de Apocalipse 18 ou quarto anjo. Este anjo traz a luz do terceiro anjo com uma clareza e poder que não foram totalmente vistas previamente. Se bem que infelizmente rejeitado em 1888, ele está presentemente connosco novamente e este é o tempo, acreditamos nós em que a sua obra será bem sucedida.
Assim será que quando a obra do quarto anjo for finalizada, de novo uma terrível crise descerá sobre a igreja enquanto ela entra na angústia de Jacó. Isto anunciará o advento do quinto anjo, a ser seguido por sua vez pelo sexto e pelo sétimo. Como será visto no desenvolvimento deste estudo, os dois finais entrarão do mesmo modo no campo de acção quando uma terrível crise está a testar a existência do movimento angélico.[ADF2] 
Aqueles que fizeram parte das pessoas de cada movimento, vieram predominantemente daquele que o precedeu. Assim os membros do movimento do primeiro anjo tinham previamente adorado nas igrejas da reforma que apesar da sua profunda apostasia, eram o povo de Deus naquela altura. Deixaram de ser Seu povo apenas quando rejeitaram a oferta Celestial de misericórdia e restauração. Então chegou o tempo para o segundo anjo anunciar a sua mensagem. O seu aviso e apelo foram dirigidos àqueles que tinham recebido a luz do anjo anterior, mas não mais que apenas alguns escolheram receber a verdade e avançar com ela. A maioria voltou para as igrejas caídas e tornaram-se os piores oponentes de seus antigos irmãos.
De novo, quando o terceiro anjo veio, o aviso foi dirigido àqueles que tinham recebido a luz do primeiro e do segundo anjo. Mas a saída daqueles que falharam em suportar o teste da luz adicional foi na verdade muito grande. Cerca de cinquenta mil estiveram no clamor da meia-noite, mas quando o grande desapontamento veio, apenas alguns continuaram a acreditar na mensagem e ficaram por ela. Deus não tinha planeado que fosse assim, pois era Seu desejo que todos os que tinham aceite a luz do primeiro e segundo anjos avançassem também com o terceiro. Infelizmente para eles, muitos não fizeram o esforço de estabelecer a mensagem como uma profunda experiência pessoal. Não tinham a força espiritual para enfrentar a experiência e foram encontrados em falta.[ADF3] 
Se estas coisas provaram ser consistentemente verdade à medida que cada um dos três movimentos apareceu, deve esperar-se também que será igualmente verdade com relação ao movimento do quarto anjo, e, depois de dar lugar a certas mudanças de condições que existirão uma vez que a porta da graça feche, para o quinto, sexto e sétimo anjos também.
Primeiramente deve ser estabelecido que o quarto anjo é tanto um símbolo de um movimento como foram os três primeiros. Isto está plenamente declarado nestas palavras:
“A respeito de Babilónia, no tempo referido nesta profecia, declara-se: ‘Os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus Se lembrou das iniquidades dela.’ Apocalipse 18:5. Encheu a medida de sua culpa, e a destruição está a ponto de cair sobre ela. Mas Deus ainda tem um povo em Babilónia; e, antes de sobrevirem Seus juízos, esses fiéis devem ser chamados a sair, para que não sejam participantes dos seus pecados e não incorram nas suas pragas. Esta a razão de ser o movimento simbolizado pelo anjo descendo do Céu, iluminando a Terra com sua glória, e clamando fortemente com grande voz, anunciando os pecados de Babilónia. Em relação com a sua mensagem ouve-se a chamada: ‘Sai dela, povo Meu.’[ADF4]  Este anúncios, unindo-se à, mensagem do terceiro anjo, constituem a advertência final a ser dada aos habitantes da Terra.” O Grande Conflito, 603.
É o anjo de Apocalipse 18 que vem com grande poder iluminar todo o mundo. Este é o quarto anjo que junta a sua voz ao terceiro, como ele por sua vez juntou a sua ao segundo e primeiro. Como mencionado acima, este anjo simboliza um movimento de pessoas que será o maior que Deus jamais fez existir.
“O anjo que se une na proclamação da mensagem do terceiro anjo, deve iluminar a Terra toda com a sua glória. Prediz-se com isto uma obra de extensão mundial e de extraordinário poder. O movimento adventista de 1840 a 1844 foi uma manifestação gloriosa do poder de Deus; a mensagem do primeiro anjo foi levada a todos os postos missionários do mundo, e nalguns países houve o maior interesse religioso que se tem testemunhado em qualquer nação desde a Reforma do século dezasseis; mas isto deve ser superado pelo poderoso movimento sob a última advertência do terceiro anjo.” Idem, 609, 610.
Alguns podem ter a tendência de identificar este anjo como o terceiro, mas, notai que não é o terceiro anjo mas um que “se une na proclamação da mensagem do terceiro anjo”. Este é o anjo de Apocalipse 18, e é outra referência provando que ele é o símbolo de um grande movimento de pessoas.
Enquanto a luz deste outro anjo brilha sobre o Seu povo, o Senhor espera que eles avancem com a reveladora verdade enquanto forma o movimento do quarto anjo. Aqueles que erradamente supõem que o terceiro anjo é o último mensageiro à raça humana que perece, colocam-se a si mesmos numa posição onde serão deixados para trás enquanto a obra de Deus avança de uma para outra fase. Manter-se-ão na desastrosa posição em que luz não será encontrada para além do movimento do terceiro anjo, quando, de facto, ainda maior luz está a ser comunicada através do quarto anjo. Isto levá-los-á a rejeitarem automaticamente tudo que não vem através dos canais aprovados por aqueles que proclamam ser membros do movimento do terceiro anjo. Os dirigentes, receando ter as suas posições ameaçadas, insistirão que a luz que proclamam tem vindo através deles é a única mensagem a seguir.
Mas os dirigentes do movimento do terceiro anjo não são aqueles a quem o Senhor confiará as revelações das Suas preciosas mensagens quando o quarto anjo soa. Todos poderão estar positivamente seguros disto por causa do padrão estabelecido no desenvolvimento das três primeiras mensagens e movimentos que as transmitiram. Tal como já foi mostrado, ninguém a quem é dada a responsabilidade de dirigente no novo movimento, teve uma posição significativa na antiga. Isto não é porque o Senhor o tenha decretado, mas por causa da operação da lei natural.
O reconhecimento destes princípios é suficiente para convencer alguém que novos mensageiros seriam chamados quando o quarto anjo começasse a soar. Devia haver também uma directa proclamação profética para confirmar que isto será assim, e há. O testemunho que se segue plenamente prediz isto:
“Aproximam-se rapidamente os dias em haverá grande perplexidade e confusão. Satanás vestido de vestes angélicas, enganará, se possível os próprios escolhidos. Haverão muitos deuses e muitos senhores. Soprará todo o vento de doutrina. Aqueles que renderam suprema honra à ‘falsa ciência então chamada’ não serão os guias então. Aqueles que têm confiado no intelecto, génio, ou talento não estarão à cabeça das fileiras. Não acompanharam o passo da luz. Aqueles que provaram ser infiéis não terão a confiança do rebanho. Na última obra solene poucos grandes homens estarão ocupados. Eles são auto-suficientes, independentes de Deus, e Ele não os pode usar. O Senhor tem servos fiéis, que no tempo de prova da sacudidura não serão notados.” Testimonies 5:80.
A última grande obra aqui referida é realizada durante o tempo em que a mensagem final é dada a um mundo que morre sob o ministério do movimento do quarto anjo. Isto será feito em duas fases. Primeiramente haverá o grande período em que Deus através do Seu mensageiro delegado, educa aqueles através de quem a mensagem será mais tarde transmitida no poder da chuva serôdia ao mundo. A segunda fase será quando soar o alto clamor a todas as pessoas sobre a terra, requerendo que cada um tome a decisão por Deus ou por Satanás.
Como o testemunho confirma em ambas as fases o Senhor tem servos que não estarão em destaque. Não serão proeminentes antes dessa altura, o que quer dizer que previamente não ocuparam posições de confiança e responsabilidade. Aqueles que foram guias no movimento do terceiro anjo, certamente não têm posições similares no quarto. O padrão estabelecido no desenvolvimento nos primeiros três anjos permanecerá consistente durante a história do quarto. O princípio está também demonstrado no chamamento de João Baptista. O próprio Cristo, Seus discípulos, e todos os outros profetas, reis, e mensageiros a quem o Senhor chamou para o Seu serviço. De um ponto de vista humano, cada um destes veio das origens mais obscuras e humildes e eram olhados pela elite eclesiástica como sendo muito baixos para merecerem qualquer reconhecimento. Quando esses exerceram uma influência sobre o povo que eclipsaram a dos pais da igreja, a inveja e raiva da hierarquia não conheceu limites. Assim acontecerá repetidamente.
    Isto também quer dizer que enquanto, as pessoas do movimento do quarto anjo serão inicialmente em grande número formadas por aqueles que eram membros do movimento do terceiro anjo, muito poucos dos que estão no terceiro movimento seguirão para o próximo. Uma terrível sacudidura daqueles que deviam ter continuado com a igreja de Deus mas que escolheram em vez disso permanecer nas trevas e incredulidade, marca o tempo em que luz adicional aparece.
Os que de nós hoje olham para o poderoso ministério do quarto anjo, podem também saber o que esperar pelo que aconteceu quando ele veio, embora temporariamente, da primeira vez. Ele chegou para fazer a sua obra quando “O Senhor na Sua grande misericórdia enviou uma preciosa mensagem ao Seu povo através dos pastores Waggoner e Jones”. Testemunhos Para Ministros, 90.
Nenhum destes homens tinham posições de importância no movimento do terceiro anjo e permaneceriam desconhecidos hoje se não fosse a pesada responsabilidade colocada sobre eles. Deus passou pelo presidente da Conferência Geral, secretários do campo, dotados autores e os famosos missionários, para dar a Sua obra a dois desconhecidos ministros. Ele fez isto porque foi capaz de lhes ensinar a verdade e de usá-los na proclamação dela como não podia fazer com outros.
Houve na realidade uma grande sacudidura nessa altura, pois o mundo adventista estava dividido entre aqueles que estavam decididamente opostos à mensagem, aqueles que estavam confundidos e duvidosos, e a minoria que a aceitava. Os mais determinados na sua oposição eram aqueles que tinham posições de confiança e responsabilidade no movimento do terceiro anjo.
A extensão da rejeição era tão grande que o esforço de Deus para estabelecer o movimento do quarto anjo falhou. O anjo foi obrigado a voltar para o seu lugar e esperar outro dia de oportunidade antes de poder voltar pela segunda e última vez. Quando esta hora ocorreu, seria menos capaz de trabalhar através dos guias estabelecidos e encontraria poucos daqueles do movimento do terceiro anjo que respondessem a este chamamento. Contudo, será bem sucedido nesta segunda tentativa em estabelecer o movimento do qual é o símbolo.
Em termos gerais, os mesmos desenvolvimentos marcarão o erigir do movimento do quinto anjo. Que este anjo é tanto o símbolo de um movimento como os outros quatro, é assegurado pela interpretação provida para nós no Espírito de Profecia, em Apocalipse 14:15, que se lê:
“E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: ‘Lança a tua foice, e cega: é já vinda a hora de cegar, porque já a seara da terra está madura.’”[ADF5] 
Quando descrevendo acontecimentos a acontecer depois do tempo de provação, o Senhor, através de sua serva escolhida, disse: “Então Jesus terá na Sua mão uma foice aguda, (Apocalipse 14:14) e então os santos clamarão dia e noite a Jesus na nuvem, para empunhar a foice aguda e segar.” A Word to the little Flock, 12.
A Bíblia testifica que o “anjo” clama Àquele que se senta na grande nuvem branca suplicando-Lhe que ceife a seara da terra, mas no testemunho citado acima é declarado que os santos o fazem. Como não pode haver uma contradição entre estes dois testemunhos inspirados, somos deixados apenas com uma conclusão. Uma vez mais, o anjo é o símbolo de um movimento de pessoas, de modo que aquilo que lhe é dito para dizer e fazer, é realmente dito e feito pelo povo de Deus na terra.
A filiação deste novo movimento será inteiramente retirada do movimento do quarto anjo, se bem que, infelizmente, de novo alguns poucos daqueles que pertenceram ao anterior movimento passarão para o novo. Apesar, de milhares serem convertidos num dia a maioria serão virgens loucas que serão incapazes de sobreviver no grande teste final quando ele cair sobre eles. Falando desse tempo, o Senhor adverte que:
“Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição passando para as fileiras do adversário. Unindo-se ao mundo e participando de seu espírito, chegaram a ver as coisas quase sob a mesma luz; e, em vindo a prova estão prontos a escolher o lado fácil, popular. Homens de talento e maneiras agradáveis, que se haviam já regozijado na verdade, empregam sua capacidade a enganar e transviar as almas. Tornam-se os piores inimigos de seus antigos irmãos. Quando os observadores do sábado forem levados perante os tribunais para responder por sua fé, estes apóstatas serão os mais activos agentes de Satanás para representá-los falsamente e os acusar e, por meio de falsos boatos e insinuações incitar os governantes contra eles.” O Grande Conflito, 607.
Esta tremenda sacudidura será a repetição, numa mais ampla, escala mundial, daquilo que teve lugar no grande desapontamento em 1844, quando, dos cinquenta mil que responderam à advertência do clamor da meia-noite, apenas algumas dúzias sobreviveram ao terrível teste. Depois disso, avançaram para formar os núcleos do movimento do terceiro anjo.
A única diferença entre estes e os movimentos anteriores será que nenhuns mensageiros estão envolvidos. Uma vez terminada a provação, nenhuma voz posterior de advertência chamará homens ao arrependimento. Terá chegado o tempo para uma obra totalmente diferente, e será realizada através de um povo tão separado e isolado uns dos outros, que nenhuma posição de responsabilidade em relação a outros crentes será possuída por qualquer um. Contudo, haverá um corpo definido de pessoas a fazer exactamente o que o Senhor tinha designado que fosse feito.
Uma questão que certamente se levantará a respeito do quinto anjo é esta: é dito que o quinto anjo vem do templo de Deus no céu. Isto é facilmente compreendido de um anjo literal, mas como pode ser verdade acerca do povo de quem é dito que ele representa quando, estando fixo nesta terra até, e mesmo depois, deste ponto, nunca ter estado no céu? Se nunca estiveram no templo, como pode ser dito que sai dele?
É verdade que os santos na terra não estiveram no céu pessoalmente ou fisicamente. Não precisam de estar porque não é neste sentido que se diz que eles saem do templo. A aplicação do versículo é espiritual, não física. A prova disto é encontrada na parábola das dez virgens tal como foi cumprido no grande segundo movimento do advento.[ADF6] 
Na parábola, diz-se que as virgens prudentes entram para as bodas que foram feitas pelo Pai para o Seu Filho em 1844. De acordo com Primeiros Escritos, 55, o Pai saiu do lugar Santo para o lugar Santíssimo do Santuário Celestial antes de Cristo, a fim de preparar as bodas para Ele.
“Vi o Pai erguer-Se do trono e num flamejante carro entrar no santo dos santos para dentro do véu, e assentar-Se. Então Jesus Se levantou do trono e a maior parte dos que estavam curvados ergueram-se com Ele. Não vi um raio de luz sequer passar de Jesus para a multidão descuidada depois que Ele Se levantou, e eles foram deixados em completas trevas. Os que se levantaram quando Jesus o fez, conservaram os olhos fixos n’Ele ao deixar Ele o trono e levá-los para fora a uma pequena distância. Então Ele ergueu o Seu braço direito, e ouvimo-Lo dizer com Sua amorável voz: ‘Esperai aqui; vou a Meu Pai para receber o reino; guardai os vossos vestidos sem mancha, e em breve voltarei das bodas e vos receberei para Mim mesmo.’”
Na parábola quando Cristo foi às bodas, as virgens seguiram-No, o que quer dizer que, num certo sentido em 1844, os crentes realmente entraram no templo de Deus no céu, embora fisicamente, permanecessem aqui na terra. Este ponto é claramente esclarecido no seguinte testemunho:
“A proclamação: ‘Aí vêm o Esposo!,’ feita no verão de 1844, levou milhares a esperar o imediato advento do Senhor. No tempo indicado o Esposo veio, não para a Terra, como o povo esperava, mas ao Ancião de dias[ADF7] , no Céu, às bodas, à recepção de Seu reino. ‘As que estavam preparadas entraram com Ele para as bodas, e fechou-se a porta.’ Elas não deveriam estar presentes, em pessoa, nas bodas; pois que estas ocorrem no Céu, ao passo que elas estão na Terra. Os seguidores de Cristo devem esperar ‘o seu Senhor, quando houver de voltar das bodas.’ Lucas 12:36. Mas devem compreender o trabalho de Cristo e segui-Lo, pela fé, ao ir Ele perante Deus. ‘E nesse sentido que se diz irem eles às bodas.” O Grande Conflito, 426.
Isto significa que hoje, todo o crente em Jesus que compreende onde Ele está e o que Ele está a fazer no templo celestial neste momento, e que O seguem pela fé na Sua obra ali, foi às bodas e está portanto com Ele no templo. Quando o grande Sumo Sacerdote sair no final do tempo de provação, cada crente também, num sentido espiritual, sairá com Ele. Por conseguinte, está correcto dizer que o anjo que simboliza o quinto movimento, sai do templo de Deus no Céu.
Uma vez que tenha sido estabelecido que os primeiros cinco anjos são os símbolos de sucessivos movimentos, cada um dos quais tem uma missão designada a desempenhar, torna-se claro que os dois últimos também devem simbolizar corpos de pessoas designados. Eles simbolizam. Assim há sete anjos e sete movimentos que devem executar as suas designadas comissões antes do fim poder vir.
Crentes em Jesus devem estar totalmente conhecedores que há sete anjos e não apenas três anjos envolvidos, de outro modo serão incapazes de compreender o que deve ser realizado antes do fim poder vir, nem saberão qual a posição que irão ocupar, nem manter-se a passo com a luz à medida que ela avança rapidamente de ponto para ponto.






 [ADF1]No caso da Igreja, eles tinham o evangelho eterno e em vez de utilizarem essa Mensagem no seu poder todo não rejeitaram e apostataram a mensagem introduzindo as suas próprias ideias e erros. Resultado foi o que está descrito neste dois parágrafos.


 [ADF2]Como temos vindo a verificar, e nas alturas de crise que é enviado por Deus grande luz para as enfrentar e é nessa altura que está associado a vinda dos anjos. Agora cabe a nós decidir se aceitamos ou rejeitamos as mensagens de Deus.


 [ADF3]Condição de Laodicea, mais uma vez aqui explicita e fez com que o povo cai-se devido a não viverem a mensagem e foram encontrados em faltas.


 [ADF4]O sai dela povo meu não é o sair da igreja começar novo movimento mas sim sair da condição de Laodicea que não permite finalizar a obra.


 [ADF5]O povo está a pedir a Cristo para fazer a colheita pois o trigo e o joio na altura do 5º Anjo ja foi separado.


 [ADF6]Sempre que nós erramos Lá vai Deus começar a obra toda de novo porque Deus quer nos salvar e isto prova o amor Dele e isto Ele quer evitar no futuro e com toda a certeza não vai acontecer no movimento do 5º, 6º e 7º Anjos.


 [ADF7]O Ancião de dias era o pai que estava no lugar santíssimo. O esposo veio ao Pai do lugar Santo para o lugar Santíssimo como o povo esperava. 

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