O QUE SIGNIFICA SER MEMBRO DA IGREJA
"Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela, para a
santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a
apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios
5: 25-27.
Essa, como diz a palavra, é a igreja
que Cristo apresentará a Si mesmo quando Ele vier. Jesus amou essa igreja, a
igreja, e deu-Se por ela; e quem quer que for dessa igreja quando ela for a
igreja gloriosa, não tendo mancha ou ruga ou qualquer dessas coisas, deve amar
a igreja, e dar-se por ela.
Essa é a igreja pela qual Deus dará
Sua última mensagem a este mundo "nesta geração". Mas Deus não pode
ter essa igreja pela qual Ele possa dar aquela mensagem, até que Deus encontre
um povo que amará a igreja e dar-se-á por ela.
Isto está na filosofia das coisas
também; pois não está escrito, "Que essa mente esteja em vós, a qual
também esteve em Cristo Jesus"? E quando essa mente n’Ele O levou a amar a
igreja, e a dar-Se por ela, o que essa mente fará em qualquer outra pessoa? Não
preciso me deter mais sobre isto.
A igreja é o corpo de Cristo no
mundo. É Jesus manifestado no mundo. E essa igreja, sendo Seu corpo, sendo Ele
mesmo manifestado, amar essa igreja e dar-me por ela, não é nada menos, e não
pode ser nada mais, do que amá-la e dar-me por Jesus.
Ser membro nessa igreja, então, vem
não por pertencer à igreja, a fim de pertencer a Cristo, mas pertencer a Cristo,
a fim de pertencer à igreja. E a diferença entre estas duas coisas é a
diferença entre o mistério de Deus e o mistério da iniquidade. O mistério da
iniquidade exalta a forma, o nome, a idéia, da igreja, e então chama, e
arrebata, e força, todo o mundo para dentro daquela igreja, a fim de que ela
possa ser o que o mistério da iniquidade designa, - não para salvação, pois a
salvação não está nela; não para a justiça, pois a justiça não está nela. As
pessoas são as mesmas de antes, embora elas portem um nome diferente. Eles se
conformam a diferentes formas de coisas do que faziam antes; mas no caráter, na
vida, em tudo aquilo que eles sempre foram, eles são os mesmos como se eles não
fossem membros da igreja em absoluto.
Mas a igreja, a igreja de Cristo, é
Ele mesmo manifestado. Portanto, para pertencer a esta igreja devemos primeiro
pertencer a Ele. E pertencer a esta igreja depende inteiramente de sermos
membros de Jesus. E estarmos nesta igreja depende totalmente de estarmos em Cristo.
Então, quando entramos na igreja ao entrarmos n’Ele, e estar na igreja ao
estar n’Ele, isto nos torna uma nova pessoa. Isso muda o indivíduo num outro
homem. Isto o torna cristão, tal como Cristo, Cristo manifesto.
Então precisamos examinar-nos
diariamente, cada um por si mesmo, e perguntar, "Sou membro da igreja?
Não porque estou arrolado nos livros da igreja. Não. Sou um membro da igreja
porque me uni à igreja, e esta é minha dependência? Mas, sou membro da igreja
porque meu nome está no livro da vida? Sou um membro da igreja porque dei-me
para Cristo, e pertenço a Ele, e vivo e me movo e tenho meu ser n’Ele?"
Tais como estes são os únicos membros da igreja que existe sobre esta terra.
Não importa quanto tenhamos nosso nome no livro da igreja, nem quanto tempo
temos sido membros da igreja por unirmo-nos ao que é uma idéia da igreja na forma,
uma coleção de indivíduos. Não importa quanto tenhamos feito aquilo, nem por
quanto tempo tenha sido feito, nunca seremos membros da igreja dessa forma.
E embora possa acontecer que a
oportunidade ou circunstâncias impeçam vosso nome de estar em qualquer livro
sobre a terra, ou em qualquer coleção de indivíduos sobre a terra, mesmo assim
se estais unidos a Jesus, e viveis n’Ele, sois membro da igreja, embora sejais
a única alma sobre a terra. Esta é a única verdadeira qualidade de membro da
igreja de Cristo, e o único modo de ser membro na igreja de Cristo.
Cristo amou a igreja, e deu-Se por
ela, para que Ele a pudesse santificar e limpar com a lavagem da água pela
palavra; a fim de que Ele pudesse, apresentá-la para Si mesmo uma igreja
gloriosa, não tendo nenhuma mancha ou ruga e coisa semelhante; mas que ela
fosse santa e sem defeito. Portanto, essa mesma mente deve estar em todos, a
fim de que sejamos cristãos. A única coisa para fazermos é amar a igreja, e
dar-nos por ela, para que possamos ser santificados e limpos com a lavagem da
água pela palavra, para que sejamos apresentados a Jesus, uma igreja gloriosa,
não tendo nenhuma mácula ou ruga e coisa semelhante.
Cristo amou a igreja e deu-Se por
ela. Estamos familiarizados com o pensamento que Cristo "me amou e deu-Se
por mim." E lemos nisso com outras escrituras ao mesmo propósito, que, em
amar-me e dar-Se por mim, Ele me amou e deu-Se para mim.
É o mesmo com a igreja. Ele amou a
igreja, e deu-Se em favor da igreja; e ao amar a igreja, e dar-Se pela igreja,
Ele tem amado a igreja, e dado a Si mesmo para a igreja. Então quando eu, a
partir d’Ele, com Sua mente, e por intermédio d’Ele, amei a igreja, e dei-me
por ela, eu amo a igreja, e dou-me para ela, tal que eu literalmente pertenço
à igreja.
Umas poucas palavras sobre isto. É
uma expressão comum, "Tal e tal pessoa pertence à igreja," "Eu
pertenço à igreja." A questão para perguntamos hoje é, Pertenço à igreja,
ou pertenço ao mundo? Pertenço a mim mesmo, ou ao mundo; ou sou possuído,
dominado e mantido pela igreja, tal que eu literalmente pertenço à igreja?
Tenho eu me entregado à igreja? a Cristo?
Essa é a espécie de igreja que Jesus
deixou quando Ele foi embora, ou pelo menos, que Ele tinha em poucos dias
depois, quando Ele outorgou o Espírito Santo, esse é o tipo de igreja, em
outras palavras, que Jesus enviou ao mundo para começar Sua grande obra sobre a
terra. E aquela igreja desse tipo
pequena em número alcançou o mundo com a mensagem de Cristo naquela geração,
que tinha passado a metade quando eles começaram. Não é uma questão de números,
nem do tamanho do mundo, nem nada desse tipo que devemos considerar hoje ao
dar esta mensagem ao mundo. A única coisa para considerarmos é isto, Todos os
ASDS [Laodicéia o Remanescente] pertencem à igreja? Estabelecida esta questão,
com os 75.000 ASDS hoje [em 1903], - que esses 75.000, cada um,
individualmente, por si mesmo, pertença à igreja, - o problema mais fácil que
jamais poderia ocorrer na terra seria dar a mensagem do terceiro anjo nesta
geração.
Havia 120 cristãos para começar
naquele dia quando o Pentecoste caiu. Há agora [em 1903] arrolados não menos
que 75.000 SDAS. O mundo não é maior hoje do que era quando os apóstolos
começaram do Pentecoste, quanto ao número de SDAS é mais que o número daquela
ocasião. Então quando aquela pequena companhia pôde pregar o evangelho ao mundo
tal que a Escritura podia dizer "a toda criatura debaixo do
céu," na geração que era já metade
passada, porque eles pertenciam à igreja, assim, hoje, é perfeitamente fácil
para este número atingir o mundo no resto desta geração, se somente todos nós
pertencermos à igreja. Há recursos abundantes. Os ASDS [Laodicéia o
Remanescente] têm bastante dinheiro, mas nem todos pertencem à igreja. Esta é a
dificuldade. Há dinheiro suficiente entre os ASDS [Laodicéia o
Remanescente] hoje para dar um ímpeto a
esta mensagem que alcançaria o mundo no
resto desta geração, se somente esse dinheiro pudesse pertencer à igreja. Há
facilidades suficientes, há talentos bastantes, há habilidade suficiente, todos
os suprimentos que são necessários, ou que jamais serão precisos, se somente
essas facilidades, esse talento, essas faculdades, pertencerem à igreja.
E é uma questão de valor perguntar,
Se meu dinheiro pertence ao mundo, pertenço eu à igreja? Se meus talentos,
minhas abilidades são colocadas a serviço do mundo, como do mundo, e não a
serviço da igreja, como da igreja, a questão merece consideração. Pertenço eu
mesmo à igreja?
Isso volta nossa atenção à questão,
Quanto toma para me compor? Quanto há de
um homem? Podeis ter um homem aqui, e suas faculdades acolá, suas habilidades
em outro lugar, e o fruto de suas faculdades, o fruto de suas habilidades, os
resultados de sua vida e esforço, em ainda noutro lugar? Poderia isto ser, e o
homem estar aqui, - tudo dele? - Não senhor. Todas as minhas faculdades, todo
fruto de minha vida, devem estar onde estou, se eu mesmo devo estar ali. Não
podemos escapar disso. Então, pertenço eu à igreja? Pertenço? Esta é a questão.
Pertencem esses 75.000 ASDS à igreja? Esta é a questão.
Para ilustrar: Suponde que tenho meu
nome no livro da igreja, pertencendo à igreja. Sou um professor e gasto todo
meu tempo, todo meu esforço, toda minha habilidade, e toda minha faculdade como
um professor na escola do mundo; e ensinando na escola do mundo, no modo do
mundo, na educação do mundo, vale perguntar, Pertenço à igreja? Estou amando a
igreja e dando-me em favor dela? O que for que eu professar, minhas faculdades,
minha vida, o que sou na habilidade que Deus me tem dado, a estou dando para o
mundo, para a obra do mundo, e para os propósitos do mundo. Assim é. Então
estou eu amando a igreja e dando-me em favor dela? Pertenço eu à igreja?
Suponde que eu seja um médico, e dou
minha habilidade, meu talento, minhas faculdades, minha vida, e meu esforço
para o caminho do mundo que é chamado medicina, o modo do mundo de tratar a doença.
Fico como um membro da igreja, como pertencendo à igreja, e devo ser
santificado e limpado com a lavagem da
água pela palavra de Deus, e na palavra de Deus foi dado à igreja o divino, o
verdadeiro sistema de tratamento médico, a verdadeira filosofia e tratamentos
com relação à saúde, doença, viver correto,
e todas essas coisas. Pertenço à igreja, para ser santificado e lavado
com a lavagem da água por aquela palavra. Em vez de fazer o que a palavra me
dá, à qual estou comprometido como pertencendo à igreja, eu tomo o que o mundo
dá, e devoto ao mundo, aquilo que consegui do mundo, e pertenço à igreja.
Pertenço?
Pertenço à igreja para o propósito
de ser santificado e limpo pela lavagem da água pela palavra de Deus, para a
igreja. Há nessa palavra, e essa palavra mesma é, um sistema de educação. Essa
é a verdadeira e é a única verdadeira educação. Digo que pertenço à igreja, mas
estou satisfeito com o sistema de educação do mundo, com a filosofia de
educação do mundo, e devoto minha vida a isso. Quero saber, Pertenço realmente
à igreja? É precisamente assim também como para a profissão médica ou qualquer
outra profissão.
Sou um homem de outros negócios no
mundo, quer seja comércio, ou agricultura ou carpintaria; quero dizer o diário,
comercial, mundo de negócios. Afirmo que pertenço à igreja, e nos esforços que
desenvolvo de pensamento, de empenho, a bênção de Deus sobre tudo aquilo, a
renda vem. Coloco aquilo no banco mundano. Não sou um especulador; pertenço à
igreja. Mas aqui estão os meios que Deus me tem dado como membro da igreja, e
eu os coloco no banco mundano; empresto aquilo aos homens mundanos para ser
usado nos negócios mundanos, em vez de na obra da igreja, à qual pertenço.
Então é uma pergunta justa para eu fazer, Pertenço à igreja?
Essas referências são suficientes
para ilustrar. E agora não há aqui nenhum desses delegados que não pode olhar
por toda esta terra e ver milhares e milhares de ASDS que estão numa posição de
pertencer à igreja, que deixa uma questão bem aberta para cada um indagar,
Pertenço à igreja? E todos aqui sabem que se todos os ASDS [Laodicéia o
Remanescente] nos Estados Unidos [mundo], a partir de hoje, quiserem realmente
pertencer à igreja, vós mesmos confessareis que sem dúvida esta mensagem
poderia ser dada ao mundo nesta geração. Podeis dizer amém a isto. Sabeis que
assim é. Então vede, irmãos, o problema não é difícil. É exatamente esta
questão a ser decidida, por cada um, por si mesmo, Pertenço eu à igreja?
E agora não devo eu, achar-me a mim
mesmo, minhas faculdades, ou meus recursos envolvidos no mundo, ou empregados
na obra do mundo - não devo eu, não deveis vós, tirá-los de lá, e colocá-los na
obra da igreja, alistá-los na causa da igreja na terra, à qual pertenço? Que
isto seja feito, e sabeis que essa espiritualidade abalaria o mundo. Pensai
nisto! Se todos os ASDS [Laodicéia o Remanescente] nos Estados Unidos [mundo]
realmente considerassem isto, e amassem a igreja, se dessem a si mesmos, com
seus filhos, em favor da igreja, e para a igreja, como ficaria nossa obra de
educação? Ela ficaria onde deveria estar. E tal consagração como essa traria
tal poder do céu que o ensino seria fácil. A falta de professores não seria tal
como é agora.
E assim, com todo o resto, se todos
os ASDS [Laodicéia o Remanescente] na terra voltassem suas famílias para a
educação cristã, para a educação que se torna a igreja, e que o mundo está
chamando para a igreja dar, e para a necessidade disso, e por causa da falta
disso, o próprio mundo está dizendo que a igreja em educação está decrescendo
distintamente em quantidade, - se isto fosse feito, o mundo poderia facilmente
ser alcançado nesta geração.
É tempo para que haja apenas uma igreja no mundo que se
levante e seja, não uma quantidade decrescente em educação, mas que seja a coisa
toda em educação. Se os ASDS [Laodicéia o Remanescente] quisessem realmente se
entregar para a igreja, amando-a e dando-se para ela, com todos os seus
talentos, todos os seus recursos, todos os seus poderes, então o problema todo
do mundo seria resolvido. As facilidades do mundo são abundantes. No dircurso
do Irmão Daniell da última noite isto foi-nos apresentado. O Irmão Conradi hoje
mostrou como os campos estão abertos e todos prontos para a ceifa. As
profecias, tão abundantes, mostrando que agora é o tempo têm sido apresentadas.
Oh, que este povo se apresente hoje para Cristo, amando a igreja e dando-se por
ela! Que este povo, digo, apresentemo-nos a Cristo como Sua igreja, para amar
esta igreja, para entregarmo-nos por ela, para darmo-nos para ela, com todo
nosso esforço e todos os frutos de nosso esforço, de qualquer espécie. Então,
oh, ela será como foi antes; esta será uma igreja santa, não tendo mancha nem
ruga nem qualquer coisa semelhante.
A igreja é o pilar e a base, o apoio
e o esteio, da verdade no mundo. O único meio pelo qual este mundo pode obter a
verdade é pela igreja. Pode ser que a igreja, como aquela igreja de Israel e
Judá, de si mesma voluntariamente não espalhe esta verdade ao mundo. O povo
pode, como Israel e Judá, isolar-se do mundo, e assim falhar de dar a verdade
ao mundo. Mas se isto deve ser assim, então a igreja será espalhada, como foi
Israel e Judá, entre as nações de pagãos; e lá, na opressão e servidão, as
nações encontrarão a verdade através da igreja. Assim, de qualquer jeito que
for, o único modo em que as nações podem alcançar a verdade é da igreja;
portanto, assim é como a igreja de Cristo, que é o corpo de Cristo, é o pilar e
o solo, o apoio e o esteio, da verdade no mundo. É isto que mantém viva a
igreja na terra.
Como, então, pode o mundo obter a
verdade de mim, como da igreja, quando todos os meus esforços estão alistados e
gastos na ocupação do mundo e na filosofia de ocupação do mundo? Pode isto ser
feito? - Não, senhor. O mundo não pode ver a igreja em mim nessa condição de
coisas. A fim de a verdade alcançar o mundo por meu intermédio, que sou da
igreja, é essencial que eu faça a obra como a obra da igreja. Se sou um agricultor,
um agricultor da igreja. Se sou um professor, um professor como representante
da igreja. Se sou um médico, sou um representante da igreja, e faço meu
trabalho que se fosse da igreja. Portanto, isto apela para que cada um de nós
que professa pertencer à igreja, assim pertença à igreja, que tudo que vem no
curso de nossas vidas será distintamente da igreja, se relacionará à igreja, e
faremos aquilo para a glória de Deus como da igreja.
Então, oh, então, que a igreja seja
tão repleta da verdade com a qual ela é plena, que a glória de Deus que está
naquela verdade brilhará, e o mundo a verá, aquele gloriosa igreja. A glória do
Senhor será vista sobre ti, e a palavra será realizada de que ela se levantará
e brilhará, pois sua luz é vinda, e a glória do Senhor se levantará sobre ela.
Sabeis que assim é.
Ora, tudo isto é apenas ter dito, em
outras palavras, que nos dias da voz da sétimo anjo, quando ele começar a
soar, o mistério de Deus será terminado como Ele declarou a Seus servos os
profetas.
Aquele mistério de Deus terminado
é o evangelho pregado a todo o mundo, para que o fim possa vir. Aquele
mistério de Deus terminado no mundo é a obra de Deus terminada na pregação do
evangelho às nações.
E é mais do que isto, junto com
isto. O mistério de Deus é Deus manifesto na carne. O mistério terminado de Deus
é a conclusão, a perfeição, da manifestação de Deus na carne, nos crentes em Jesus
que pertencem à igreja.
Assim há dois lugares ocupados na
terminação do mistério de Deus. Um lugar é o próprio mundo, ao qual o evangelho
deve ser pregado; o outro lugar é a vida dos crentes da verdade. Devemos pregar
e proclamar em palavras aos confins da terra, a cada alma sobre a terra em
nossa geração, para que aquela fase da obra seja completada, e seja terminada;
não obstante, se a manifestação de Deus nas vidas dos que pregam o evangelho
não estiver completada também, poderemos pregar o evangelho dez mil anos, e o
fim nunca virá. Não é simplesmente que o evangelho seja pregado a todo o
mundo, e encha todo o mundo; mas é que quando isto for feito, haverá um povo
preparado para encontrá-Lo no fim. Sem o término daquela manifestação de Deus
na carne de cada crente, não pode haver nenhuma conclusão do mistério de Deus.
Esse mistério terminado - Deus manifestado na carne - marcai isto - significa
que somente Deus deve ser visto em cada ato da vida do crente; tal que em sua
vida Deus seja manifestado. Somente isto é a manifestação do mistério de Deus,
no modo que valha. E sabeis que se o caminho estiver bem aberto, e Deus tomar
posse e encher as vidas dos 75.000 professos crentes hoje, seria a coisa mais
fácil do mundo atingir todas as nações, tal que o fim viria.
Novamente: Sabeis que o mistério de Deus
é "Cristo em vós, a esperança da glória." Então o mistério terminado
de Deus é o término do crescimento, a manifestação da vida de Cristo nos
crentes, tal que ficaremos neste mundo na imagem de Jesus Cristo, refletindo
apenas Ele, para que quando os crentes forem vistos, somente Cristo será
visto: tudo o que é dito, tudo o que é feito, todo tom de voz, tudo que somos
falará apenas de Cristo. Somento isto é a conclusão do mistério de Deus em
verdade, do modo que conta. E essa é a igreja que Ele apresenta a Si mesmo.
Porém mais: o dom da graça de Deus e de Seu Espírito
é para a igreja "para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra de, o
ministério, para a edificação do corpo de Cristo," a construção da igreja,
até que cheguemos, não esqueçais disto, "até que todos cheguemos à
unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até o homem perfeito, até a
medida da estatura da plenitude de Cristo:" para que nos portemos neste
mundo como Cristo Se portou quando aqui esteve. Somente este é o término do
mistério de Deus.
Mas isto não é difícil. Isto não
precisa demorar, porque o cristianismo é criação, não evolução. - Cristianismo
é criação, não evolução. Deus fala, e assim é. Não demora uma longa série de
eras para desenvolver, para evoluir. Não. Somos a Sua manufatura, criados em Cristo
para boas obras, que Deus de antemão ordenou que andássemos nelas. Tudo que é necessário é a submissão.
Tudo que é necessário é colocar esta denominação, esta coleção completa de
pessoas, tão dentro da igreja, e tornar-nos tão da igreja que a obra será
terminada nesta geração, é a
incondicional entrega a JESUS CRISTO, e esta submissão mantida para sempre.
E esta conclusão do mistério de Deus
é somente, de outro modo, a história da purificação do santuário. Quando o anjo
falou sobre o assunto dos 2.300 dias, ele o fez diferentemente do modo como
costumamos apresentar, e do modo em que tenho ouvido muitos outros falarem.
Quando o anjo veio falar a Daniel sobre o assunto dos 2.300 dias, ele começou
assim: "Setenta semanas estão determinadas para o teu povo e para a santa
cidade." Elas começarão na "saída da ordem para restaurar e construir
Jerusalém", e continuará "sessenta e nove semanas, até o Messias o
Príncipe": e então após aquilo, 1810 anos e meio que levará até 1844, e
então o santuário será purificado. Isto está naquilo, mas este não é o sermão
do anjo aqui.
Ouvi: Isto é o que o anjo disse, e
isto é o que ele pregou nos 2.300 dias: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre tua santa
cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a
iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o
Santo dos santos." Daniel
9: 24. Qualquer pregação do santuário, qualquer estudo do santuário, e
proclamação do santuário, que não pregue e proclame que o término da
transgressão na vida daquele que prega isto; que não significa, e não se
manifesta em acabar com os pecados em sua vida; que não inclui fazer a
expiação da iniquidade naquele que dá a mensagem; que não traz a justiça
eterna para dentro da vida daquele que está pregando; não é a pregação da
mensagem da purificação do santuário em absoluto. O mensageiro deixa de fora a
própria coisa que o anjo de Deus, ao apresentá-la, torna a essência da
história inteira.
Mesmo assim, irmãos estão nesta
audiência que conhecem homens que sabem de cor a profecia dos 2.300 dias, e
contudo não conhecem em suas vidas o término da transgressão, que não sabem dar
um fim aos seus pecados, que não conhecem nenhuma expiação de suas próprias
iniquidades, e não têm nenhuma justiça eterna para guardá-los de pecar. Sabeis
que assim é. Então esse tipo de pregação do santuário e de sua purificação
nunca trará a purificação do santuário, e nunca nos levará ao fim. Não, senhor.
Há uma purificação do santuário no
céu. Isto é verdadeiro. E enquanto isto prossegue no céu, e há um término de
pecados lá [Nota: Não há pecados no céu senão os nossos, tranferidos para lá
por Jesus, para que Ele possa agora colocá-los sobre o bode emissário.], e uma
expiação da iniquidade lá, e término da transgressão lá, e tudo aquilo, todavia
se aquilo também não é feito nos santos e crentes sobre a terra, então a
purificação do santuário nunca pode terminar. Nunca poderemos, neste caso,
chegar ao fim deste mundo. Assim a purificação da igreja dos santos sobre a
terra deve manter o passo, deve ser exatamente na proporção com a purificação
do santuário no céu, ou essa igreja nunca estará atualizada.
Ora, coloquemos de outra forma:
Embora eu pregue a fim da transgressão nas vidas dos indivíduos; e embora eu
pregue colocar um fim aos pecados, e fazer expiação pela iniquidade, e trazer a
justiça eterna, para dentro da vida dos indivíduos; e todavia não pregue com
aquilo o santuário e sua purificação, isto não é a terceira mensagem angélica.
Aquele grande dia não pode vir até que o santuário seja purificado. O santuário
não pode ser purificado até que a transgressão esteja terminada em vossa vida e
na minha; até que seja dado um fim aos pecados na vossa vida e na minha; e a
expiação feita pelos pecados que tenham sido cometidos; e então, oh, então, no
lugar daquilo tudo, seja trazida a justiça eterna, para nos manter firme no
caminho da justiça.
Sabeis que dificuldade temos tido
para manter a justiça na vida. Nós a amamos; entregamo-nos a ela, em submissão;
mas isto aparece, e aquilo vem, e o outro, e ficamos fracos, e falhamos, e
perdemos o poder daquela justiça fora da vida que sozinha pode torná-la justiça
eterna. Oh, então, nesta IASD [Laodicéia o Remanescente], entre essas pessoas
que se mantêm como pertencendo à igreja, há necessidade de tal purificação do
santuário, tal ideía da purificação do santuário que findará a transgressão na
vida de todo SDAS [Laodicéia o Remanescente], dará um fim ao pecado ali, e fará
reconciliação por todos os pecados que sempre estiveram ali, e introduz, oh,
para trazer para dentro a justiça eterna, - uma justiça que vem para ficar, uma
justiça, que vem para habitar, uma justiça que vem para governar, eternamente,
e para guardar-nos para as mansões celestiais!
Vossos corações e mentes testemunham
que somente isto pode ser qualquer verdadeira purificação do santuário. E
vossos corações e mentes testemunharão também a isto, que se pode haver tal
consagração, tal submissão, como aquela: se pode haver o recebimento de tal
purificação como essa; e pertencer à igreja, realmente assim; o dar esta
mensagem, o término desta obra, não demorará mais, pode ser realizada nesta
geração que resta.
E, irmãos, vossos corações
testificarão, também, que sem aquelas coisas podemos falar, e falar, e falar,
sobre ela, e tudo isto ser verdadeiro; mas podemos falar tudo aquilo, e não terminará
nesta geração.
Então aqui estamos. Agora não nos
entregaremos, oh, não nos daremos verdadeiramente para pertencer, literalmente
para pertencer à igreja, amando a igreja, dando-nos por ela, submetendo-nos à
ela, para que assim sejamos purificados neste dia de purificação do santuário,
com a lavagem da água pela palavra; para que Cristo possa apresentar a Si
mesmo, como Ele tem estado desejoso, saudoso, todos estes anos para fazer uma
gloriosa igreja, não tendo mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e sem
defeito?
A MENSAGEM DO TERCEIRO ANJO
Sermão de A. T. Jones, pregado em 29.03.1903
General Conference Bulletin 1903
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