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sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

OS SETE ANJOS EM APOCALIPSE - CAPITULO 9 - F T Wright






Os Sete Anjos



Capítulo 9


Uma Grande e Profunda Obra


Até agora, durante seis mil anos da história humana, apesar de Deus ter tido alguns dos melhores homens e movimentos dedicados ao Seu serviço, não foi ainda desenvolvido um povo com a inquebrável paciência dos santos, perfeitamente consistente na observância dos mandamentos e a imutável fé de Jesus. Por esta razão, a luta com o diabo continua, a obra continua por acabar e Cristo ainda não voltou. Aqueles que hoje desejam que o Salvador apareça, necessitam ter conceitos mais claros e mais amplos acerca da purificação, educação e desenvolvimento necessário, para ficar firmes através das batalhas dos últimos dias.[ADF1]  Esta grande e profunda obra é algo do qual as pessoas em geral têm conceitos tão limitados que gravemente embaraça os seus esforços para alcançarem a excelência necessária.
A obra de elevar a humanidade caída e pecadora ao lugar onde está qualificada para fazer a obra de Deus à Sua maneira, começou com o primeiro anjo[ADF2] . A resposta dada à sua mensagem e o significativo resultado obtido, são demonstrados na experiência dos expectantes crentes em 1844. Tinham uma purificação, um desenvolvimento das graças cristãs e um amor divino neles que é verdadeiramente desejado. A sua atenção foi focada somente nas coisas celestiais. Apenas tinham interesse e foram atraídos por elas e nada mais. Eram poderosos em oração e nenhum sacrifício por Cristo era considerado demasiado grande.[ADF3]  A respeito deles está escrito:
“Um espírito de solene e fervorosa oração era por toda parte sentido pelos santos. Uma santa solenidade repousava sobre eles. Anjos estavam a observar com o mais profundo interesse o efeito da mensagem, e estavam a enobrecer aqueles que a recebiam, e a retirá-los das coisas terrestres para obterem grande suprimento da fonte da salvação. O povo de Deus era então aceito por Ele. Jesus olhava para eles com prazer, pois Sua imagem neles se reflectia. Haviam feito um amplo sacrifício, uma completa consagração, e esperavam ser transformados à imortalidade. Mas estavam de novo destinados a ser tristemente decepcionados. O tempo para o qual tinham eles olhado, na expectação de livramento, passou-se; ainda se achavam sobre a Terra, e os efeitos da maldição nunca pareceram mais visíveis do que então. Haviam posto suas afeições no Céu, e com doce antegozo provaram o livramento imortal; suas esperanças, porém, não se realizaram.” Primeiros Escritos, 239.
Aqueles crentes eram tão livres do pecado conhecido, tão completamente dedicados a Deus, tão cheios do Seu amor e tão amados por Ele, que se sentiram prontos para a trasladação imediata. Porém, foram tristemente desapontados. Não havia dúvida quanto a terem uma maravilhosa experiência. De facto reflectiam a imagem de Jesus e foram abençoados com a paz e alegria do Céu. O que lhes faltava então? Onde é que falharam?
Ainda havia muito para aprenderem acerca de Deus e Seus caminhos antes que pudessem ser alcançadas as mudanças ainda maiores e mais profundas necessárias neles. A luz adicional pela qual podiam ser educados e transformados devia vir do lugar santíssimo e portanto ser-lhes-ia dada depois de aparecer o terceiro anjo[ADF4] . O nosso grande Sumo Sacerdote não entrou no lugar santíssimo senão para fazer o julgamento investigativo, realizar a expiação final, limpar os pecados deles e colocar o selo do Deus vivo neles. Esse é o culminar da Sua obra ali. Antes desse tempo chegar, Ele faz uma obra poderosa nos crentes de modo que estes ficam completamente preparados para o escrutinador exame do julgamento e ficam prontos para receber os benefícios da expiação final.
Estas grandes verdades não eram compreendidas por aqueles que esperavam a vinda de Cristo no final dos 2300 anos. Não estavam à espera que Ele fizesse uma obra posterior de preparação neles por pensarem que já estavam prontos para a transladação. Não estavam conscientes das tremendas verdades a serem aprendidas ainda e da poderosa obra que ainda devia ser feita antes do Salvador poder voltar.
“Ao mesmo tempo em que lamentavam a ruína de suas esperanças, transcorrera o acontecimento que fora predito pela mensagem, e que deveria cumprir-se antes que o Senhor aparecesse para recompensar a Seus servos.
“Cristo aparecera, não à Terra, como esperavam, mas, conforme fora prefigurado tipicamente, ao lugar santíssimo do templo de Deus, no Céu. É Ele representado, pelo profeta Daniel, como estando a vir, nesse tempo, ao Ancião de Dias: ‘Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do homem: e dirigiu-Se’ não à Terra, mas – ‘ao Ancião de Dias, e O fizeram chegar até Ele.’ Dan. 7:13.
“Esta vinda é também predita pelo profeta Malaquias: ‘De repente virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o Senhor dos exércitos.’ Mal. 3:1. A vinda do Senhor a Seu templo foi súbita, inesperada, para Seu povo. Não O buscaram ali. Esperavam que viesse à Terra, ‘como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho’. II Tess. 1:8.
“O povo, porém, ainda não estava preparado para encontrar-se com o Senhor. Havia ainda uma obra de preparo a ser por eles cumprida. Ser-lhes-ia proporcionada luz, dirigindo-lhes a mente ao templo de Deus, no Céu; e, ao seguirem eles, pela fé, ao Sumo Sacerdote em Seu ministério ali, novos deveres seriam revelados. Outra mensagem de advertência e instrução deveria dar-se à igreja.” O Grande Conflito, 424, 425.
O propósito imediato da entrada no lugar santíssimo foi derramar raios de luz adicionais sobre o Seu povo fiel aqui na Terra. Como a sua educação nas coisas espirituais era assim avançada, uma grande obra de purificação e desenvolvimento espiritual seria realizada neles. [ADF5] Tudo isto estava claramente ilustrado na profecia de Malaquias. Em primeiro lugar, ele predizia a vinda do Senhor ao Seu templo, o cumprimento daquilo que teve lugar no final dos 2300 anos em 1844. O profeta continua para descrever a incrível profundidade da purificação que se seguiria a esta entrada no lugar santíssimo do santuário celestial:
“Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavadeiros. E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão oferta em justiça.” Malaquias 3:2, 3.
A referência à obra de Cristo purificando o Seu povo como um refinador separando o precioso metal de ouro e da prata das impurezas, é uma ilustração muito apropriada da obra a ser realizada. Quando o minério é extraído da montanha, há uma grande quantidade de rocha e terra numa proporção muito pequena dos preciosos metais. Esta mistura é então colocada na fornalha do refinador. Aquecido a uma temperatura elevada, o metal derrete-se e separa-se da escória inútil que flutua à superfície. Cuidadosamente, para não remover qualquer ouro ou prata, separa as peças maiores do material inútil. Mas ele não pára aqui. Isso é apenas o início do processo. A fornalha é fortemente aquecida, porque o refinador sabe que a obra ainda não está acabada e ele não ficará satisfeito enquanto todo o traço de impureza não tiver sido absolutamente removido. À medida que a obra avança, cada crivagem encontra partículas cada vez mais pequenas até que as últimas são por fim libertas e removidas. Então, quando o refinador olha para a superfície derretida, vê a sua imagem perfeitamente reflectida no metal puro. Quando chega esta altura, ele sabe que a sua obra está feita.
Do mesmo modo, quando aqueles que respondem à luz salvadora do evangelho são separados do mundo, há ainda uma grande quantidade de impureza neles. Apesar de terem um novo coração e desse modo abençoados com a presença de Cristo no interior, ainda têm velhas ideias e teorias, hábitos e práticas, que devem ser purificadas e substituídas com as contrapartidas correctas.
Uma vez efectuada a obra do renascimento, esta profunda e examinadora obra de reforma deve continuar.[1] A fornalha da aflição desempenha uma grande parte na realização disto. Não é uma obra alcançada num momento. O povo de Deus precisa compreender isto, porque, fracassar em fazê-lo tem o infeliz efeito de parar o processo de purificação e atrasando grandemente o regresso de Cristo.[ADF6]  Foi isto que aconteceu por volta de 1855. O povo esperou que a mensagem de Laodicea rapidamente alcançasse os propósitos divinos, mas uma vez que não o fez, pois ela leva tempo fazer a sua obra, o efeito da mensagem foi perdido e o povo mergulhou numa letargia mortal. Isto levou a obra do Refinador celestial a uma virtual estagnação. A pena da inspiração revelou esta tragédia em 1859.
“Foi-me mostrado que o testemunho aos laodiceanos se aplica ao povo de Deus no tempo presente, e a razão pela qual ele não tem realizado uma obra maior é por causa da dureza dos seus corações. Mas Deus deu a mensagem do tempo para fazer a sua obra. O coração tem que ser purificado dos pecados que por tanto tempo têm fechado a porta a Jesus. Esta temível mensagem fará a sua obra. Quando ela foi primeiramente apresentada, levou a um profundo exame de coração. Pecados foram confessados, e o povo de Deus foi sacudido em todo o lado. Quase todos creram que esta mensagem terminaria no alto clamor do terceiro anjo. Mas falharam em ver a poderosa obra realizada num tempo curto, muitos perderam o efeito da mensagem. Vi que esta mensagem não faria a sua obra em poucos meses. Ela destina-se a levantar um povo de Deus, para lhes mostrar as falhas, e levar a um zeloso arrependimento, para que possam ser favorecidos com a presença de Jesus, e ser preparados para o alto clamor do terceiro anjo. À medida que esta mensagem influencie o coração, levará a uma profunda humilhação perante Deus.” Testimonies 1:186.
Aquilo que foi bloqueado pela incredulidade do povo naquela altura também deve ser tomado de novo pelos crentes hoje. A obra do Refinador tem que ser levada ao termo antes de vir o fim. Levará tempo, mas ela não tem que se prolongar interminavelmente. Permiti que a obra prossiga com toda a velocidade possível de modo que ela possa ser feita no mais curto espaço de tempo possível. Jesus prometeu alcançar este abençoado resultado no Seu povo.
“…Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5:25-27.
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6.
“Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.”
“Deus provará Seu povo. Jesus lida com eles pacientemente, e não os vomita da boca em um momento. Disse o anjo: ‘Deus está pesando o Seu povo.’ Se a mensagem houvesse tido a breve duração que muitos de nós supunham, não teria havido tempo para desenvolver o carácter. Muitos agiam segundo os sentimentos, não por princípios e pela fé, e esta solene e terrível mensagem os sacudiu. Actuou sobre seus sentimentos, e despertou-lhes os temores, mas não realizou a obra que Deus designava que fizesse. Deus lê o coração. Para que Seu povo não se engane quanto a si mesmo, Ele lhes dá tempo para que passe a emoção, e então os prova para ver se obedecem ao conselho da Testemunha Verdadeira.[ADF7] 
“Deus conduz avante Seu povo, passo a passo. Leva-os a diferentes pontos, destinados a manifestar o que está no coração. Alguns resistem em um ponto, mas caem no seguinte. A cada ponto mais adiante, o coração é provado um pouco mais de perto. Se o professo povo de Deus verifica estar o coração contrário a esta penosa obra, isto os deve convencer de que têm alguma coisa a fazer a fim de vencer, uma vez que não queiram ser vomitados da boca do Senhor.
“Disse o anjo: ‘Deus operará mais e mais rigorosamente a fim de experimentar e provar cada um entre Seu povo.’
“Alguns são prontos em receber um ponto; mas quando Deus os leva a outro ponto difícil, recuam diante dele e ficam para trás, pois acham que isto golpeia directamente algum ídolo acariciado. Aí têm eles ensejo de ver o que, em seu coração, está excluindo a Jesus. Prezam alguma coisa mais que a verdade, e o coração não está preparado para receber a Jesus. Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a ver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira. Caso alguém não seja purificado pela obediência à verdade, e vença o egoísmo, o orgulho e as más paixões, os anjos de Deus têm a recomendação: ‘Estão entregues a seus ídolos; deixai-os’, e eles passarão adiante à sua obra, deixando esses com seus pecaminosos traços não subjugados, à direcção dos anjos maus. Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação.[ADF8] Testemunhos Selectos 1:64.
Este esforço da parte de Deus através de Cristo no lugar santíssimo, a obra do Espírito Santo e o ministério dos anjos mensageiros, é destinado ao desenvolvimento da perfeição do carácter de Cristo em todos os crentes. Isto é necessário porque apenas um povo sem pecado pode qualificar-se para serem membros do quinto e do sexto movimentos dos anjos.
“Os que estiverem vivendo sobre a Terra quando a intercessão de Cristo cessar no santuário celestial, deverão, sem mediador, estar em pé na presença do Deus santo. Suas vestes devem estar imaculadas, o carácter liberto de pecado, pelo sangue da aspersão. Mediante a graça de Deus e seu próprio esforço diligente, devem eles ser vencedores na batalha contra o mal. Enquanto o juízo investigativo prosseguir no Céu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos estão sendo removidos do santuário, deve haver uma obra especial de purificação, ou de afastamento de pecado, entre o povo de Deus na Terra. Esta obra é mais claramente apresentada nas mensagens do capítulo 14 de Apocalipse.” O Grande Conflito, 425.
Este processo purificador tem que ficar completo antes do fecho da provisão, porque nenhum pecado pode ser removido de alguém depois de terem terminado os serviços do santuário para a remoção do pecado.[2] Portanto, no julgamento dos vivos, apenas aqueles que tenham sido totalmente limpos tanto dos pecados conhecidos como dos desconhecidos, receberão os benefícios da expiação final, que são a extinção do pecado, a afixação do selo de Deus e a certeza de um lugar no Céu.
[ADF9] À medida que o julgamento dos vivos se aproxima, Cristo intensificará a Sua obra como Refinador e Purificador. A luz e instrução enviada do lugar santíssimo aumentarão em proporções notáveis quando o derramamento da chuva serôdia se tornar mais e mais abundante. Simultaneamente, a mais severa e mais intensa perseguição jamais dirigida contra o povo de Deus tornar-se-á cada vez mais feroz. Esse processo eliminará essa pessoa da raça, ou, se ela puder suportar a pressão, purificá-la-á de tal maneira que, no final, todo o traço da pecaminosidade e natureza terrena terá sido erradicada dele e reflectirá a imagem na perfeição.
“À medida que os membros do corpo de Cristo se aproximam do seu último conflito, ‘o tempo da angústia de Jacob,’ crescerão em Cristo e participarão amplamente do Seu Espírito. À medida que a mensagem soa num alto clamor e um grande poder e glória acompanha a finalização da obra, o povo de Deus fiel participará dessa glória. É a chuva serôdia que os reaviva e fortalece para passarem o tempo de prova. As suas faces brilharão com a glória dessa luz que acompanha o terceiro anjo.” The S.D.A. Bible Commentary 7:984.
 “É impossível dar uma ideia da experiência do povo de Deus que estará vivo na Terra quando se fundirem aflições decorridas e a glória celestial. Eles andarão na luz procedente do trono de Deus. Por intermédio dos anjos, haverá constante comunicação entre o Céu e a Terra.” Testimonies 9:16.
“Quando esta obra se houver realizado, os seguidores de Cristo estarão prontos para o Seu aparecimento. ‘E a oferta de Judá e de Jerusalém será suave ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.’ Mal. 3:4. Então a igreja que nosso Senhor deve receber para Si, à Sua vinda, será ‘igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante.’ Efés. 5:27. Então ela aparecerá ‘como a alva do dia, formosa como a Lua, brilhante como o Sol, formidável como um exército com bandeiras.’ Cant. 6:10.” O Grande Conflito, 425.
Muitos têm olhado para a chuva serôdia como sendo nada mais do que um poder pentecostal dado para equipar o último povo de Deus para pregar a última advertência a toda a pessoa na Terra. Poucos compreendem que isto se destina a fazer muito mais do que isso. Não apenas isso fará uma poderosa obra através do povo de Deus, mas também fará uma tremenda obra neles e por eles. Com isto, este processo de purificação e desenvolvimento de carácter avançará ao ponto em que os santos estarão prontos em si mesmos tanto para passar o escrutinador e exigente escrutínio e serem trasladados sem verem a morte.
A consideração do efeito da chuva serôdia na natureza rapidamente revela que esta bênção faz uma grande obra ao levar o grão à total maturidade e preparação para a colheita. Aquilo que é verdadeiro na lição objectiva para o que Deus nos chama a atenção, deve ser igualmente assim na contrapartida espiritual para cujo objectivo aponta. Portanto, há uma necessidade muito especial para os santos também:
“‘Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água.’ Zac. 10:1. ‘E fará descer a chuva, a temporã e a serôdia.’ Joel 2:23.
“No Oriente a chuva temporã cai no tempo da semeadura. Ela é necessária, para que a semente possa germinar. Sob a influência de fertilizantes aguaceiros, brota o tenro rebento. Caindo perto do fim da estação, a chuva serôdia amadurece o grão, e o prepara para a foice. O Senhor utiliza esses elementos da natureza para representar a obra do Espírito Santo. Como o orvalho e a chuva são dados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer a colheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de um estágio para outro, o processo de crescimento espiritual. O amadurecimento do grão representa a terminação do trabalho da graça de Deus na alma. Pelo poder do Espírito Santo deve a imagem moral de Deus ser aperfeiçoada no carácter. Devemos ser completamente transformados à semelhança de Cristo.
“A chuva serôdia, amadurecendo a seara da Terra, representa a graça espiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem. Mas a menos que a chuva temporã haja caído, não haverá vida; a ramagem verde não brotará. Se a chuva temporã não fizer seu trabalho, a serôdia não desenvolverá a semente até a perfeição.
“Deve haver ‘primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga’. Mar. 4:28. Deve haver um desenvolvimento constante das virtudes cristãs, um avanço constante na experiência cristã. Isso devemos nós buscar com intenso desejo, para que possamos adornar a doutrina de Cristo, o nosso Salvador[ADF10] .” Testemunhos para Ministros, 506.
Assim será que durante todo o ministério da mensagem do primeiro, segundo e terceiro anjo, especialmente quando forem poderosamente repetidas sob o quarto anjo ou anjo de Apocalipse 18, uma obra examinadora de purificação e preenchimento levará o crente de um nível de perfeição para outro. É muito importante que o verdadeiro povo do Senhor esteja bem conhecedor disto. Quando compreenderem este aspecto vital do ministério celestial de Cristo através dos Seus anjos mensageiros, procurarão com todo o seu coração tornar-se sujeitos a esta obra pela qual somente podem chegar à medida das exigências do julgamento e estar prontos para a transladação.[ADF11] 
Uma vez que os crentes tenham passado o julgamento e recebido a expiação final que assegura que os seus pecados foram limpos, está pronto para a trasladação imediata, pois a obra do julgamento é determinar quem está de facto pronto para o reino. O seu propósito não é determinar qual é a obra que ainda é necessária.[ADF12]  Quem quer que não esteja pronto quando este tempo vier, não terá lugar no reino. Isto é tornado muito claro nos seguintes testemunhos:
“Esta obra de exame do carácter, para determinar quem está preparado para o reino de Deus, é a do juízo de investigação, obra final do santuário do Céu.” O Grande Conflito, 428.
“Antes que seja dada a recompensa final, precisa ser decidido quem está apto para participar da herança dos justos. Essa decisão deve ser feita antes da segunda vinda de Cristo, nas nuvens do céu; porque quando Ele vier, o galardão estará com Ele ‘para dar a cada um segundo a sua obra’. Apoc. 22:12. Antes de Sua vinda o carácter da obra de cada um terá sido determinado, e a cada seguidor de Cristo o galardão será concedido segundo seus actos.” Parábolas de Jesus, 310.
Alguém podia esperar que, logo que os santos estejam verdadeiramente prontos para a trasladação imediata, esta bênção lhes seria concedida. Deus deseja que eles sejam levados de volta à comunhão pessoal com Ele. Ele está magoado e triste pela longa separação deles e almeja o fim desta triste situação. Mais ainda, deseja libertá-los tão cedo quanto possível do sofrimento que devem continuar a sofrer enquanto permanecerem nesta Terra entre os inimigos que os odeiam. Isto será especialmente verdade durante as sete últimas pragas quando os justos assim como os ímpios sofrerem “…o cansaço, a demora e a fome….” O Grande Conflito, 621. Nenhum ser humano hoje pode imaginar a intensidade do sofrimento que será experimentado durante o tempo de angústia que se aproxima, mas podemos assegurar que o Senhor livrará disso os Seus logo que possa.
Porque é que Ele não faz isto logo que os justos estão prontos para se juntarem a Ele no Céu? Porque é que Ele espera até que as sete pragas tenham caído? Porque é que os Seus filhos devem ser deixados a sofrer durante esta sua extensão da sua limitação a esta Terra?
É assim porque, sob o ministério dos movimentos do quinto, sexto e sétimo anjos, Cristo continua a Sua obra como Refinador e Purificador da prata. Uma purificação ainda mais profunda é ainda necessária, não para alcançar a preparação para a trasladação e lugar no mundo criado de novo, pois isso já foi atingido, mas para subir ao nível ainda mais alto exigido por essa última revelação do carácter de Deus pelo qual o grande conflito pode ser por fim terminado.
Os pormenores desta purificação final não serão apresentados aqui mas será reservado para o estudo do quinto, sexto e sétimo anjos em capítulos posteriores deste livro.
Contudo, em resumo, a purificação que tem lugar durante a angústia de Jacob quando Cristo já não está no santuário celestial, não pode envolver a remoção da pecaminosidade, porque tudo isso deve ser completado enquanto Cristo é ainda o nosso grande Sumo Sacerdote. Será a natureza terrena, não a pecaminosidade, que será tirada deles nesta altura. A natureza terrena é a tendência natural dos seres humanos para colocarem a sua confiança no visível suporte terrestre quando o invisível sustento celestial parece ter sido afastado deles. É onde a humanidade sempre tem falhado no passado. A paciência dos santos tem sido substituída uma e outra vez pela impaciência daqueles que têm afirmado ser o consagrado povo de Deus.[ADF13] 
Mas todos aqueles fracassos do passado ocorreram sob pressões que foram muito reduzidas comparadas com aquelas que serão suportadas pelos 144,000. O peso da tentação para regressarem às suas próprias obras será tão intenso quanto Satanás o pode fazer. Aquele que suportar essa pressão, terá suportado tudo o que podia ser imposto sobre si. O diabo esgotará completamente o seu arsenal de armas na sua desesperada luta final contra os eleitos, tal como fez contra o Salvador, mas também não terá sucesso.[ADF14] 
Desta sucessão de purificações e aperfeiçoamentos, o remanescente final terão desenvolvido o carácter de Deus em si para além do alcançado por qualquer outra pessoa. Aproximar-se-ão tanto de Deus em altura, profundidade, comprimento e amplitude do desenvolvimento de carácter e consequentemente serão capazes de realizar um incomparável serviço na vinda do reino da graça e da glória.
Aqueles então que verdadeiramente recebessem todo o benefício do ministério dos sete anjos, deviam compreender e cooperar com o ministério de Cristo como Refinador e Purificador da prata e do ouro. Ser objecto deste ministério, é a primeira e mais importante responsabilidade de todos os professos filhos de Deus. Ela tem a precedência sobre aquilo que no passado tem sido aceite como prioritário – a evangelização do mundo. Isto tem que ser assim, porque ninguém pode pregar o salvador poder do evangelho sem ter experimentado primeiro o seu poder refinador em si mesmo.[ADF15]  Se o povo do Senhor hoje se concentrasse na cooperação com Cristo no Seu ministério no lugar santíssimo de modo que Ele pudesse avançar com a Sua obra salvadora neles, ficariam rapidamente preparados para proclamar a mensagem do terceiro anjo a toda a nação, tribo, língua e povo. Quão rapidamente a obra seria finalizada e os santos reunidos no lar.






[1] Para um estudo mais detalhado desta verdade, vede Renascimento e Reforma, do mesmo autor.
[2] Para estudo adicional desta verdade vede Enfrentando o Julgamento, Estais Prontos?, do mesmo autor.






 [ADF1]Em o livro Exaltai-O MM 1992 a irmã White  “É a habitação de Cristo na vida que nos confere poder espiritual e nos torna condutos de luz. Quanto mais luz tivermos, tanto mais poderemos comunicar a outros ao nosso redor. Quanto mais perto vivermos de Jesus, tanto mais claros serão os conceitos que teremos de Sua amabilidade. Contemplando-O em Sua pureza, discernimos mais claramente os nossos próprios defeitos de carácter. Ansiamos por Ele, e pela plenitude que n’Ele se encontra e que se destaca na perfeição do Seu carácter celestial; e pela contemplação somos transformados à Sua imagem. ...”


 [ADF2]1º Anjo

·         Apocalipse 14:6-7
·         “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
“Dizendo com grande voz: ‘Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”

      Pregação de Guilherme Miller começada em 1831, baseada em Daniel 8:14 e Apocalipse 14:6, 7.



 [ADF3]Como lemos anteriormente no testemunho da Irmã White esta obra que os levava a purificação era a obra criação, renascimento porque só possuindo a vida de Cristo “que nos confere poder espiritual e nos torna condutos de luz.”


 [ADF4]3º Anjo

·         Apocalipse 14:9-12.
·         “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: ‘Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
·         “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
·         “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.’ Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

·         Pregação feita no Outono de 1844, imediatamente a seguir ao desapontamento de 22 de Outubro de 1844 (verdade acerca do santuário. Primeiros Escritos, 254.)



 [ADF5]4º Anjo

l  “o anjo cuja a glória encherá toda a terra” (The S.D.A Bible Commentary 7:984);
l  “outro anjo poderoso comissionado para descer à terra, a fim de unir sua voz com o terceiro anjo, e dar poder e força à sua mensagem” (Primeiros Escritos, 277);
l  “o alto clamor do terceiro anjo” (Testimonies 1:183; Primeiros Escritos, 271);
l  e enquanto “o poderoso anjo” que “descerá do céu e une a sua voz ao terceiro anjo finalizando a obra por este mundo” (The S.D.A Bible Commentary 7:984).

Primeira vinda do anjo
l  Na pregação da mensagem da justificação pela fé por Waggoner e Jones na Conferência Geral de Minneapolis em 1888.
l  “O tempo de prova está sobre nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Remidor perdoador do pecado. Este é o início da luz do anjo cuja glória encherá toda a terra.” The S.D.A. Bible Commentary 7:984.

Segunda vinda do anjo
      foi mostrado um considerável interesse nas suas propostas e foi sugerido que pusessem os seus argumentos por escrito.
       Encorajados por esta animadora e aparente abertura, os dois missionários lançaram-se ao trabalho e, em algumas semanas apenas, produziram um manuscrito dactilografado de 244 páginas com o título, 1888 Re-Examined. Isto foi submetido aos oficiais da Conferência Geral no Outono de 1950.
      Dois missionários, R.J. Wieland e D.K. Short, tinham regressado de África para assistirem às reuniões ministeriais e à sessão da Conferência Geral que se realizou em 1950.



 [ADF6]Ministério do quarto anjo

A obra do quarto anjo tem duas fases:

l  Pregação aos membros da igreja da luz que há-de efectivamente encher a Terra com a Sua glória.

l  Levar ao mundo aquilo que lhes foi revelado durante a preparação, enchendo a Terra com a glória de Deus.

Dos sete anjos, o quarto, é o último a dar uma mensagem de advertência e súplica à raça humana.

l  A sua obra acaba com o encerramento da provação do homem.



 [ADF7]Aqui começa o problema da razão e do sentimentalismo e da pureza do coração de cada um dos crentes. A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Mas a vitória a ser ganha não é obtida por força humana. O campo de luta é o domínio do coração. A batalha que temos a ferir - a maior de quantas já foram travadas pelo homem - é a entrega do próprio eu à vontade de Deus, a sujeição do coração à soberania do amor. A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. As tendências hereditárias, os hábitos antigos, devem ser renunciados.
Aquele que determina entrar no reino espiritual, verificará
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que todas as forças e paixões de uma natureza não regenerada, fortalecidas pelos poderes das trevas, acham-se arregimentadas contra ele. O egoísmo e o orgulho tomarão posição contra tudo que os aponte como pecado. Não podemos, de nós mesmos, vencer os maus desejos e hábitos que lutam pela predominância. Não nos é possível dominar o poderoso inimigo que nos mantém em escravidão. Unicamente Deus nos pode dar a vitória. Ele deseja que tenhamos o domínio de nós mesmos, de nossa vontade e de nossos caminhos. Ele não pode, todavia, operar em nós contra o nosso consentimento e cooperação. O Espírito divino opera mediante as faculdades e poderes conferidos ao homem. Nossas energias são requeridas para cooperar com Deus.
A vitória não é ganha sem muita e fervorosa oração, sem a humilhação do próprio eu a cada passo. O Maior Discurso Cristo p141.


 [ADF8]Aqui resta-nos saber em que situação nos queremos encontrar, se queremos estar num lado ou no outro!!!!!


 [ADF9]Temos aqui um facto do qual temos que ter consciência.


 [ADF10]A maneira de podermos evoluir e pela experiência só assim podemos passar de estágio em estágio e gradualmente ir obtendo conhecimento ou aumentando.


 [ADF11]Portanto 4º Anjo altura da queda da chuva serôdia. Onde o amadurecimento e aperfeiçoamento de carácter são feitos para sermos iguais a Cristo para podermos enfrentar o julgamento. Justificação pela fé ou justiça de Cristo.


 [ADF12]Essa obra e o exame de coração que cada crente deve fazer para procurar os erros e as falhas nele existente por isso a razão acima mencionado das 4 mensagens angélicas com especial incidência na mensagem do 4º anjo. Isto porquê? Porque depois das três mensagens angélicas o povo não compreendeu o 4º anjo  falhou tb na interpretação da obra de Cristo e na preparação na qual tinham que ser sujeitos para estarem prontos a serem julgados.


 [ADF13]Aqui podemos dizer que está a falha do povo adventista em 1844 quando esperavam a vinda do Senhor. A nossa fé quando provada falha pois perdemos de vista Senhor para olharmos paras coisas visíveis.


 [ADF14]Portanto se há um limite, porque há, Satanás vai usar desse limite para nos demover da nossa fé. Satanás nos irá tentar quebrar de todas as maneiras e mais algumas.


 [ADF15]Ninguém no mundo pode partilhar algo, ou uma experiência senão passou por ela. Portanto temos que ser primeiro objectos dessa transformação para podermos pregar a Cristo crucificado revelarmos e desenvolvermos um carácter em Deus como está em cima revelado no parágrafo anterior.

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